Pioneiro do rock, Chuck Berry morre aos 90 anos

O lendário guitarrista, compositor e cantor Chuck Berry morreu neste sábado (18) aos 90 anos. Ele foi encontrado desacordado em casa, no condado de Saint Charles, estado do Missouri, nos Estados Unidos.

Em um comunicado pelo Facebook, a polícia da região informou que médicos tentaram reanimá-lo, mas não conseguiram. Chuck Berry é um dos pioneiros do rock and roll. Foi a partir do movimento integrado por ele em meados dos anos 1950 que o ritmo, derivado do blues, começou a se popularizar. Bandas como Beatles e Rolling Stones o tinham como influência.

Entre as músicas mais conhecidas de Berry, estão Johnny B. Goode, Roll Over Beethoven, Maybellene, You Never Can Tell e Sweet Little Sixteen, You Can’t Catch Me, Rock and Roll Music, Carol, entre outras. Sua principal referência era Nat King Cole.

História

Chuck Berry nasceu em 18 de outubro de 1926, em Saint Louis, no estado do Missouri, nos Estados Unidos. O músico foi influenciado por ritmos como blues, R&B, jazz e country, tendo em Nat King Cole, Muddy Waters, Bill Halley e Louis Jordan algumas das principais influências. Ele gravou as primeiras músicas, sendo Maybellene uma das pioneiras, pela gravadora Chess.

Nos palcos, é lembrado pelo passo chamado de “duck walk”, uma espécie de marcha abaixado, como se fosse o passo de um pato.

A partir da segunda metade dos anos 1960, ele diminuiu o ritmo de novas composições, após problemas com a lei. Ainda assim, passou a repercutir seus grandes sucessos em turnês mundiais. Veio ao Brasil em diversos momentos. A última visita dele ao país foi em 2013, com um show em Curitiba. Na época, a apresentação recebeu críticas positivas, pelo carisma de Berry e a receptividade do público, e negativas, devido a erros em músicas.

Em 2017, Chuck Berry tinha planos de lançar um disco de inéditas, o que não fazia desde 1979. Entre os componentes de sua banda, os filhos Charles Berry Junior e Ingrid Berry. O trabalho seria dedicado à esposa Themetta Berry, a Toddy.

Fonte: Notisul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter