Lauro Müller recebe exposição de pinturas do artista plástico Luiz de Souza a partir desta sexta

O município de Lauro Müller vai receber a partir desta sexta-feira, 5, a Exposição de Pinturas do artista plástico, natural de Lauro Müller, Luiz de Souza. A exposição ficará até dia 11 de agosto na Antiga Estação Ferroviária e Sede do Eco Museu Serra do Rio do Rastro. A abertura está programa para às 20h desta sexta, quando inúmeras apresentações culturais serão realizadas.

A equipe do Governo do Município de Lauro Müller organiza o evento e se reuniu na quarta-feira (2) com o artista para discutir a definição dos últimos detalhes. Durante a solenidade de abertura, apresentações serão realizadas pelo Grupo de Teatro Arte e Resgate, Coral Anjos Mineiros e do Grupo Bem Viver.

“Nossa população terá a oportunidade de conhecer belíssimos trabalhos de um grande artista, nascido em Lauro Müller. Este será um momento marcante para o município, é um incentivo a cultura e ao mesmo tempo valorizando um renomado artista plástico natural de nosso município”, destacou o prefeito Fabrício Kusmin Alves.

Luiz de Souza ressalta que o apoio recebido de seus familiares e professores, quando criança, foram fundamentais para sua carreira. “Tenho um sentimento de dívida com as novas gerações, de mostrar, principalmente às crianças e jovens com talentos, que existem várias opções para eles. Sempre senti que devia voltar aqui e mostrar meus trabalhos. Quando eu morava aqui eu não tinha nenhum referencial de artista, eu não sabia que podia ser um artista plástico. Eu dizia que queria ser um desenhista, mas isso era muito vago. Não sabia de que formar usar meu talento natural”, relatou o artista.

Luiz de Souza morou em Lauro Müller até os 22 anos de idade. Ele estudou o ensino fundamental na Escola Engenheiro Ernani Cotrin e o segundo grau na Escola Walter Holthausem.  “Tenho muitas recordações da infância livre que tive, das brincadeiras, dos amigos e da escola. Foi muito importante porque me estimulava muito, principalmente nas áreas artísticas culturais e também com atividades físicas”, relembra.

O artista Luiz de Souza já apresentou seus trabalhos em diversos estados do país e também na Galeria Mona Lisa e Salon des Artistes Indépendants, em Paris, na França. Em Lauro Müller o artista irá expor 20 obras entre pinturas, desenhos e gravuras.

Souza já comercializou obras para vários países, entre eles França, Estados Unidos,  Itália, Bélgica, México, Alemanha, Espanha e China. Em Lauro Müller cinco obras estarão à venda com valores a partir de R$ 2,5 mil.

A exposição é aberta a toda comunidade e o acesso ao local é gratuito, das 14h às 20h. A Secretaria de Educação organizou um calendário de visitas para que alunos das escolas da rede municipal visitem o local.

O artista

Luiz de Souza, 45 anos, artista plástico catarinense, nascido em Lauro Müller, no Distrito de Guatá e radicado em Curitiba desde 1995. Intuitivo e autodidata, dedica-se ao desenho desde a infância, quando obteve as primeiras premiações. Trabalhou como ilustrador e pintor de murais em igrejas de algumas cidades de Santa Catarina. Iniciou-se na pintura a óleo em 1996, participando já nesse mesmo ano em exposições coletivas e, no ano seguinte, 1997, fez sua primeira individual. Dando continuidade, nos anos seguintes, participou de várias individuais, coletivas e salões sendo premiado várias vezes.

Suas primeiras influências foram os pintores renascentistas e pré-rafaelitas. Pesquisando os artistas surrealistas, assimilou técnicas e influências de Magritte, De Chirico, Dali e Campanella. Desenvolveu várias técnicas, reinterpretando e reinventando conceitos, criou uma abordagem original mixando as várias influências que coloca a sua obra num contexto atemporal.

Informações e fotos: Sul in foco

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter