Aplicativo digital incentiva aprendizado escolar

Com os avanços tecnológicos, o uso do celular em sala de aula está cada vez mais frequente. Os professores se desdobram para manter a ordem e ainda disputar a atenção do aluno, que está a todo instante conferindo as atualizações das redes sociais e respondendo mensagens, o que acaba retirando a concentração do conteúdo didático. No entanto, a secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Imbituba, com o intuito de melhorar a aprendizagem dos estudantes, decidiu utilizar a tecnologia como uma ferramenta de ensino por meio do aplicativo Clube Aluno.

Trata-se de uma plataforma pedagógica online em que os alunos são envolvidos para expor suas dúvidas com professores disponíveis 24 horas por dia. O programa foi implantado em caráter experimental durante o mês de outubro e novembro, quando os estudantes passaram por um treinamento que orientou sobre o uso da ferramenta. Feito isso, as atividades foram deflagradas.

No final de novembro, a equipe de ensino dirigiu-se às escolas, juntamente com o co-fundador do programa, o professor André Vasconcelos, e pôde perceber o quanto os estudantes apreciaram a ferramenta para tirar suas dúvidas. Foram mais de 1.454 acessos, com mais de 2.908 dúvidas.

As Escolas de Educação Básica Municipal Padre Itamar Luiz da Costa, Basileu José da Silva, Joaquim Ramos e José Vanderley Mayer receberam o programa com o apoio online de 14 disciplinas, acompanhadas de um campo com explicações personalizadas para melhor compreensão dos conteúdos abordados em sala.

Na prática
Questões curriculares

Os componentes curriculares mais questionados durante o período de avaliação foram matemática, língua portuguesa, história, geografia e ciências. Além disso, há diversos relatos de melhoria das notas, concluindo-se que o aluno desenvolve suas tarefas sozinho. Para o secretário de Educação, Filipe Dias Antônio, um projeto como este permite que a tecnologia tão apreciada pelos jovens seja utilizada a favor da educação. “Pode-se perceber o quanto os alunos precisam de estímulos que estejam de acordo com a geração do século 21, muito embora muitas atividades da escola permaneçam nos moldes do século 19”, afirma.

Fonte: Notisul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter