China captura drone dos EUA e Pentágono faz queixa diplomática formal


Um navio de guerra da China capturou um drone dos EUA que estava coletando dados científicos no Mar do Sul da China, e os EUA estão exigindo o drone de volta, disse o Pentágono nesta sexta-feira.

Diante desta situação, o capitão Jeff Davis, porta-voz do Pentágono, disse que os EUA emitiram uma queixa diplomática formal sobre o incidente, que ocorreu na quinta-feira, mas as autoridades chinesas não deram nenhuma resposta ainda. A embaixada chinesa afirmou não ter comentários imediatos.

De acordo com Davis, o USNS Bowditch, um oceanográfico da Marinha dos Estados Unidos estava recuperando dois drones a cerca de 80 quilômetros a noroeste da baía de Subic, nas Filipinas, quando o navio chinês se aproximou. Ele disse que o navio, conhecido como Dalang class que faz missões de salvamento e recuperação, enviou um pequeno barco que tomou um dos drones da Marinha.

Ele disse que o navio chinês reconheceu as mensagens de rádio enviadas pelos navio americano, mas não respondeu ao pedido de devolução.

Davis disse que o drone estava parado na água quando o navio chinês se aproximou. Os tripulantes de ambos os navios estavam munidos de pequenas armas, mas não houve nenhum disparo.

O drone, que possui cerca de 10 metros, era usado para coletar dados da água, como a temperatura, salinidade e outros fatos científicos usados para sondar operações. Fonte: Associated Press

Fonte: Estadao Conteudo

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter