Polícias de Espanha e França encontram esconderijo de armas do ETA e prendem 5


Madri, 17 - As polícias espanhola e francesa realizaram cinco prisões, após a descoberta de um local suspeito de ser esconderijo de armas para o grupo militante basco ETA no sul da França. A informação foi divulgada neste sábado pelo ministro do Interior francês, Bruno Le Roux.

Em comunicado, a autoridade disse que as prisões foram realizadas no fim da noite de sexta-feira, quando a polícia encontrou explosivos e armas em uma casa na cidade francesa de Louhossoa. "Elas são o resultado da excelente cooperação" com as autoridades espanholas, disse Le Roux na nota. O Ministério do Interior da Espanha já havia anunciado três prisões em Louhossoa.

O advogado francês Michel Tubiana, presidente honorário da Liga pelos Direitos Humanos, disse que as pessoas presas na verdade queriam destruir armas do ETA. "Eles são membros da sociedade civil que só têm uma preocupação: que o ETA implemente seu compromisso para se desarmar", disse Tubiana à emissora de televisão BFM.

Em 2011, o ETA anunciou que renunciava à violência em sua campanha pela independência do País Basco, região que fica no norte da Espanha e no sudoeste da França. O grupo ainda não se desarmou nem se desarticulou.

Os membros do ETA são apontados como responsáveis pela morte de mais de 800 pessoas entre 1968 e 2010. Fonte: Associated Press.

Fonte: Estadao Conteudo

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter