Cessar fogo incerto é retomado em Aleppo


O frágil cessar fogo entre as forças do governo de Bashar Assad e grupos rebeldes foi reiniciado na Síria nesta segunda-feira, juntamente com a retomada da retirada de civis em ônibus da cidade.

Nas Nações Unidas, o Conselho de Segurança deve votar, ainda hoje, uma resolução para enviar monitores da UNU à cidade e evitar o que a França chamou de "atrocidades em massa" por parte do exército sírio.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos e a rede pan-árabe de televisão Al-Mayadeen, dez ônibus com civis deixaram saíram em direção àáreas controladas pelo governo nesta segunda-feira.

Elas acontecem após dois bairros serem acrescentados ao acordo negociado pela Rússia e pela Turquia e que pavimentou o caminho para que rebeldes e civis deixassem o enclave rebelde na parte leste da cidade.

A retirada havia sido interrompida no fim de semana, após militantes queimarem seis ônibus que deveriam retirar civis do local.

Caso a retirada seja completada ainda hoje, ela deve encerrar mais um capítulo do conflito no país, agora em seu sexto ano. Os rebeldes já não têm presença forte na maior cidade e centro comercial do país.

As forças rebeldes capturaram o leste da cidade em julho de 2012 e a mantiveram apesar dos ataques ferozes de forças do governo sírio e da Rússia, ajudadas por uma ampla união de milícias xiitas do Iraque, Líbano, Irã e Afeganistão. A captura do enclave rebelde pode ser a maior vitória de Assad desde o início co conflito, em março de 2011. Fonte: Associated Press.

Fonte: Estadao Conteudo

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter