Turquia diz que Fethullah Gulen está por trás do assassinato do embaixador russo


A Turquia disse nesta terça-feira que o imã turco que se auto exilou nos EUA, Fethullah Gulen, estava por trás do assassinato do embaixador russo, Andrey Karlov, em Ancara, expandindo sua luta contra o presidente Recep Tayyip Erdogan, que o acusou de tentar derrubá-lo em julho.

"Tanto a Turquia quanto a Rússia sabem que Gulen está por trás do assassinato de Andrey Karlov", disse o ministro de Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, disse ao secretário de Estado norte-americano, John Kerry, durante um telefonema, segundo um diplomata turco.

O porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, disse que uma investigação precisa ser executada "antes de tirar conclusões precipitadas".

Os Estados Unidos têm avaliado pedidos para extraditar Gulen, que mora na Pensilvânia, mas as autoridades americanas disseram que a Turquia não dispõem de uma qualidade das provas para o pedido de aprovação da revisão judicial dos EUA.

Gulen rejeita as acusações de que ele tem qualquer coisa a ver com uma tentativa de golpe em julho, e uma porta-voz negou alegações de que o assassinato de Karlov estava de alguma forma ligada ao imã.

O embaixador Andrey Karlov foi morto a tiros na segunda-feira por um policial turco que gritou frases sobre Alepo, cidade síria onde bombardeios russo têm atacado facções rebeldes. Autoridades identificaram o suspeito como um membro de 22 anos da polícia antidistúrbio de Ancara, mas não revelaram qual seria a motivação para o ataque. Fonte: Dow Jones Newswires.

Fonte: Estadao Conteudo

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter