Saída de ministro da Economia argentino não terá muito impacto, prevê Eurasia


A saída do ministro da Economia e Finanças da Argentina, Alfonso Prat-Gay, não deve representar um grande impacto na condução do setor no país, avalia a consultoria Eurasia em relatório. A saída de Prat-Gay ocorreu a pedido do presidente Mauricio Macri, ontem. O governo anunciou que o posto será dividido: o ministro das Fazenda será Nicolás Dujovne e o das Finanças, Luis Caputo.

A consultoria diz que a demissão de Prat-Gay ocorreu por desacordos políticos, pessoais e, em menor medida, de condução da política com o presidente. Para a Eurasia, Dojovne pode ter uma postura um pouco mais séria no controle do gasto fiscal, mas defende a atual estratégia gradual e se adaptará ao foco do governo de garantir recuperação econômica, privilegiando isso à disciplina fiscal, de olho nas eleições parlamentares do próximo ano. Com isso, a consultoria prevê poucas mudanças na dinâmica fiscal.

No caso de Caputo, a expectativa é que ele continue com a estratégia de buscar emitir dívida. "Na verdade, o sucesso do governo dependerá em grande medida da recuperação econômica e de sua capacidade de continuar a emitir dívida de maneira agressiva", acredita a consultoria.

A Eurasia aponta que Prat-Gay não integra o partido político Propuesta Republicana (PRO), de Macri, mas havia sido nomeado por sua credibilidade e para expandir a base de apoio do governo. Segundo a consultoria, o presidente, ao nomear Gustavo Lopeteghi e Mario Quintana como responsáveis por coordenar a política econômica, tinha como estratégia não deixar o ministro das Finanças com demasiado poder. Também devem ter pesado para a saída as críticas de parte do governo e do presidente do Banco Central argentino, Federico Sturzenegger, que era um crítico do ajuste fiscal limitado de Prat-Gay. Por outro lado, o agora ex-ministro foi considerado bem-sucedido na tarefa de levantar controles cambiais e organizar uma anistia tributária.

Fonte: Estadao Conteudo

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter