Parlamento da Turquia discute novos poderes a presidente


O Parlamento da Turquia inicia nesta segunda-feira o debate sobre uma emenda constitucional que daria novos poderes ao presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, além da possibilidade de concorrer a dois novos mandatos de cinco anos.

Erdogan, que domina a política no país nos últimos 14 anos, tem pressionado por maiores poderes políticos há bastante tempo, afirmando que uma liderança mais forte faria a Turquia crescer mais rapidamente.

Já a oposição teme que, caso aprovadas, as reformas concentrem poder nas mãos do presidente, transformando o país em uma espécie de ditadura e afastando a Turquia da democracia e de sua âncora no Oeste.

"Eles estão tentando transformar o regime parlamentar em um totalitarista", afirmou o principal líder da oposição, Kemal Kilicdaroglu.

As mudanças fariam do presidente o líder do executivo, permitindo que ele forme um governo, mantenha laços com o partido, proponha orçamentos e declare Estado de Emergência. As medidas também preveem que Erdogan possa disputar outras duas eleições, o que o faria governar até 2029.

O debate chega em um momento difícil para o país, chacoalhado por uma onda de atentados terroristas, conflito renovado com os separatistas curdos no sudeste, a ofensiva militar na Síria e uma tentativa fracassada de golpe, em julho. Fonte: Associated Press.

Fonte: Estadao Conteudo

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter