Mostra chega ao Parque Ambiental Encantos do Sul

Com o tema “Sonoros Ofícios – Cantos do Trabalho”, o Sonora Brasil Sesc está até sexta-feira no Parque Ambiental Encantos do Sul, em Capivari de Baixo. Trazendo grupos do Nordeste e do Sudeste, que apresentam a música como expressão de atividades laborais do campo e da cidade, a apresentação inicia na quarta-feira, a partir das 20h, com entrada gratuita.

Os grupos, sendo que três deles representam formas tradicionais relacionadas a trabalhos rurais: Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e Mestre Nelson Rosa, de Alagoas; Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente, da Bahia; e Quebradeiras de Coco Babaçu, do Maranhão; já o Grupo Ilumiara, de Minas Gerais, é formado por músicos pesquisadores de diversas vertentes do tema.

Os cantos de trabalho são, na maioria das vezes, uma prática coletiva e podem cumprir funções diferenciadas, de acordo com as características do trabalho ao qual estão relacionados e com os determinantes culturais e sociais de cada região ou localidade. Normalmente, entende-se que o papel de aliviar o desgaste físico e aumentar a produtividade é preponderante, mas também pode servir como modo de externar o lamento e a crítica.

Fonte: Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter