Criciúma tem ações alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

De acordo com dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, desde 2002 Santa Catarina se mantém entre os três estados com maior taxa de detecção de HIV/AIDS do Brasil, ainda segundo o departamento, Criciúma aparece em 4º lugar entre os municípios catarinenses com mais de 100 mil habitantes, estando atrás apenas de Balneário Camboriú, Itajaí e Florianópolis.

Buscando diminuir os índices, a Prefeitura de Criciúma, via Secretaria de Saúde, promove ações de prevenção e apoio à atenção básica, especialmente nas unidades de saúde. Na próxima quinta-feira, 1º de dezembro - Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, representantes do Programa de Atenção Municipal às DST/HIV/AIDS (PAMDHA) orientarão a população na Praça Nereu Ramos, das 8h30min às 11 horas.

“O objetivo é a prevenção. Os agentes falarão com as pessoas sobre essas doenças e direcionarão até as unidades de saúde para realizar os testes rápidos, assim podendo detectar precocemente. Neste ano as ações foram intensificadas, com atividades em empresas, entidades e populações chaves, mas neste dia terá um enfoque maior ainda, as unidades de saúde não fecharão ao meio-dia para que a população possa comparecer e se prevenir. Ainda terá apresentações artísticos culturais”, explica a coordenadora do setor de educação permanente em saúde, Andréia Sharon Salomão.

Também em 2016 foi reativado o Projeto Consciência na Adolescência, uma ação conjunta das Secretarias de Saúde e Educação que visa o trabalho com estudantes da rede municipal de ensino sobre questões relacionadas à sexualidade, à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e à gravidez precoce na adolescência.

“Esse projeto está sendo novamente realizado em virtude de novos casos de IST’s estarem acometendo o público jovem. Na quarta-feira (30) será o encerramento do projeto neste ano, mas que terá sequência no próximo ano. Será realizada uma palestra na Amrec (Associação dos Municípios da Região carbonífera), às 8h30min, para os alunos que participam do Programa”, relata. Durante a tarde, às 15 horas, será realizada a Missa da Saúde, na Catedral São José.

Informações: Comunicação Criciúma

Fonte: Engeplus

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter