Riscos de explosão são ignorados

Não é de hoje que há sinalizações em postos de combustíveis, as quais indicam que algumas atitudes podem ser evitadas pelo motorista ou frequentadores. Não fumar, não utilizar equipamentos eletrônicos e sair do veículo enquanto ele é abastecido são recomendações da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para evitar o risco de explosão. 

Muitos motoristas ignoram as indicações. E o perigo de explosão ocorre porque durante o abastecimento, os gases liberados pelos combustíveis, os quais são duas vezes mais pesados que o ar, e acabam concentrados em um raio de 7,5 metros da bomba e, com isso, há iminente possibilidade de explosão no contato com chamas ou faíscas do cigarro, por exemplo.

De acordo com alguns frentistas de um posto de combustíveis em Capivari de Baixo, a orientação para não fumar ou utilizar o celular no local é recorrente, mas nem todos respeitam as normas. “O consumidor sempre tem pressa no abastecer. Orientamos e alguns repetem o mesmo erro. Informamos sempre que o uso de cigarro é proibido nas intermediações do posto, mas nem sempre as pessoas lembram”, lamenta uma funcionária.

As normas determinadas pela portaria nº 116/2000, da ANP, devem ser afixadas nos postos, em local acessível aos clientes. Placas e cartazes com instruções sobre a nocividade dos produtos comercializados e orientações sobre não usar o celular, não fumar e permanecer fora do veículo - e se manter afastado pelo menos três metros - são espalhados, mas os clientes quase não seguem as orientações.

A única explicação é que falta educação de muitos consumidores no país. Sabe aquela máxima: “Nunca vai ocorrer comigo!” Um dia pode sim explodir, aí quem fuma, fala no celular ou utiliza aparelhos eletrônicos próximos à bomba, serão os culpados. Previna-se!

Fonte: Engeplus

 

 

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter