Nova estação inicia hoje

O verão começa às 8h44min de hoje. É nessa hora que o Sol vai atingir o seu ponto mais distante do Equador celeste no hemisfério Sul, e dá início à estação mais quente do ano na porção austral do planeta - na parte Norte, começa o inverno.

“No início dessa estação ocorre o dia mais longo do ano: o Solstício de Verão. É como se o Sol, ao chegar ao ponto mais distante, fizesse uma parada para retornar”, explica a pesquisadora da Coordenação de Pesquisa em Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional (ON), Josina Nascimento.

De acordo com os representantes do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), as temperaturas devem se manter na média histórica em grande parte do país. Nas regiões Norte e Nordeste, por outro lado, elas podem ser maiores.

Com relação à ocorrência de chuvas, os satélites apresentam baixa visibilidade na maior parte do território brasileiro que inclui as regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte. “A previsão de precipitação das chuvas deve ficar acima da faixa normal para o Sul e abaixo para o Norte e Nordeste”, explica a pesquisadora do Cptec/Inpe, Renata Tedeschi.

Quanto ao calor, Renata adverte que o verão só é excepcionalmente em algumas partes do país. “Só é válido para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Nas demais regiões as temperaturas médias são muito próximas durante todo ano”, explica.

Fonte: Notisul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter