Chuva e calor favorecem proliferação de mosquitos

O primeiro mês do ano tem sido marcado por períodos de muito calor e chuva. Essa condição climática favorece a proliferação de mosquitos, dentre eles o Aedes aegypti, transmissor da dengue e vetor do zika vírus e da chikungunya.

Por isso, as medidas preventivas devem ser redobradas, alerta a prefeitura de Tubarão. Segundo a coordenadora de Atenção Básica, Nayara Medeiros, além da atenção com vasos, caixas d’água e terrenos baldios, nesta época do ano é preciso ter cuidado especial também com as piscinas. 

“Elas devem estar sempre muito limpas e higienizadas”, lembra Nayara, ao ressaltar que, independentemente da época do ano, a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água em locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

Mesmo que o município seja considerado livre de infestação, a atenção ao mosquito é constante. Cerca de 300 armadilhas foram instaladas em pontos estratégicos da cidade e semanalmente os agentes da Vigilância Epidemiológica visitam os locais, fazem coleta e análise para acompanhamento. “As agentes de saúde também desempenham um papel importante, pois ao visitarem as residências já fazem a fiscalização dos vetores e orientam os moradores”, afirma a coordenadora.


Fiscalização

No fim do ano passado, os agentes da Vigilância Epidemiológica de Tubarão percorreram os 25 bairros do município. Em forma de mutirão, fiscalizaram os locais mais próximos da BR-101, onde o risco do surgimento de focos do Aedes aegypti é maior, por conta do tráfego intenso de veículos de outros Estados brasileiros. No início de 2016, foram constatados 11 focos do Aedes aegypti em Tubarão. Também foram notificados 70 casos de dengue no município. Apenas um foi confirmado, porém o paciente adquiriu a doença em outro Estado da federação. Em 2016, dois casos de zika vírus e dois casos de chikungunya também foram registrados em Tubarão. No entanto, todos eles foram importados de outras regiões do país.

 

Fonte: Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter