VÍDEO: Tromba d’água é registrada e chama a atenção em Laguna

Uma tromba d’água chamou a atenção na tarde dessa quarta-feira, dia 25, em Laguna. O fenômeno climático foi registrado por volta das 16:20 e teve duração de aproximadamente sete minutos. A tromba d’água ou tornado se forma a partir de uma nuvem cumuloninbus, iniciando o processo de formação com uma nuvem funil que toca a superfície, como mostra os vídeos abaixo.

De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, os radares meteorológicos de Lontras e do Morro da Igreja não conseguiram detectar a formação do fenômeno. O de Lontras devido a longa distância (164 quilômetros) e do Morro da Igreja devido a elevada altitude (em torno de 1.8 mil metros de altitude), sendo que a tromba d’água ocorreu ao nível do mar.

Trombas d’água ou tornados, de acordo com Gilsânia, são fenômenos de pequena escala espacial (da ordem de alguns metros a poucas centenas de metros) e temporal (alguns minutos), sendo assim um dos fenômenos meteorológicos de difícil previsibilidade. A Epagri/Ciram já havia previsto no início da semana que essa quarta-feira seria marcada por pancadas de chuva e temporais localizados em Santa Catarina.

Fonte: Engeplus

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter