Arrancada de Caminhões atrai grande público e tem recorde de participação

O município de Balneário Arroio do Silva foi destaque neste fim de semana. Um grande público marcou presença na 27ª edição da Arrancada de Caminhões. O evento contou com quatro dias de programação extensa, envolvendo shows e competição. A mega estrutura montada no Parque da Arrancada recebeu milhares de pessoas apaixonadas por caminhões e velocidade.

Pilotos e visitantes de todos os cantos do país marcaram presença. Neste ano, além da multidão, a organização registrou um grande número de inscrições, totalizando 119 pilotos participantes que disputaram em seis categorias.

Lauro Müller na Arrancada de Caminhões

Arrancada de Caminhões atrai grande público e tem recorde de participação

Foto: Sul in Foco

Representando Lauro Müller na maior competição do segmento no mundo pelo 17º ano consecutivo, o Grupo Fontanella mais uma vez marcou presença nas pistas da Arrancada de Caminhões. Seis caminhões participaram da competição.

Na categoria Cavalo Mecânico Eletrônico 6×4 Automático, disputada no sábado, só deu a equipe Fontanella Racing. Paulo BarbosaMárcio Fontanela e Marcos de Souza conquistaram os 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente. Além deles, no domingo, participaram os irmãos Ramiris e Everton Fontanella e também o patriarca da família, o empresário e prefeito da cidade, Valdir Fontanella.

Contudo, Everton Fontanella, o Shibica, explica que o fato de a chuva ter predominado em diversos momentos fez com que acumulasse água nas pistas e acabou trazendo obstáculos e prejudicando o desempenho. “Hoje, colocamos um caminhão na semifinal, onde fomos desclassificados. Nossos caminhões estavam com regulagem para tempo seco e areia mole. Com a chuva, a areia ficou pesada e firme, mudando a configuração do caminhão. Tentamos adaptar na hora, mas não obtivemos sucesso. Ontem, a embreagem de um dos caminhões quebrou e foi necessário trabalhamos toda a noite para trocá-la”.

Mesmo assim, a equipe Fontanella Racing mantém-se satisfeita. “Encerramos esta participação com um ótimo resultado para os caminhões eletrônicos e com um resultado satisfatório para os caminhões preparados, tendo em vista as situações enfrentadas. Tivemos, num primeiro momento, o alagamento da pista. Depois, a diminuição da pista para desviar do alagamento. Em seguida, obrigatoriamente, para conseguir encerrar a prova, foi mudada a tabela, diminuídas puxadas e feito mata-mata. Ou seja, foi uma corrida bem atípica”, avaliou.

“Na categoria Protótipo, deixamos o caminhão bem leve para desenvolver bastante e, como a pista estava parcialmente alagada, ele aquaplanava. Os outros dois caminhões, como tínhamos feito o inverso, colocando peso para firmarem na areia mole, eles ficaram muito pesados, perdendo a rotação do motor na troca da marcha e não conseguindo evoluir. Tentamos tirar pesos e fazermos acertos, mas muda toda uma configuração na parte de motor e parte de turbina”, explicou.

Campeões comemoram a conquista da taça Jaime Ferreira

Fontanella no pódio da Arrancada de Caminhões2

Foto: Bianca Goulart / Comunicação Prefeitura de Balneário Arroio do Silva

Velocidade, adrenalina e grandes pegas não faltaram na Arrancada de Caminhões de Balneário Arroio do Silva. Após quatro dias de evento, sendo dois dias intensos de competição, os campeões foram conhecidos pelo público. A competição reservou o total de R$ 45 mil em premiação.

Neste ano o troféu foi em homenagem a Jaime Ferreira (em memória), que durante muitos anos esteve envolvido na competição automobilística como diretor de pista. Os filhos receberam um troféu das mãos do prefeito no ato de premiação dos pilotos. A premiação dos campeões contou com a presença das autoridades, lideranças, empresas parceiras, caminhoneiros, familiares e muitos espectadores.

Evento foi um sucesso na avaliação dos organizadores

Arrancada de Caminhões atrai grande público e tem recorde de participação

Foto: Bianca Goulart / Comunicação Prefeitura de Balneário Arroio do Silva

Uma grande equipe esteve mobilizada para tornar a Arrancada de Caminhões um sucesso. “É um evento de grande importância para alavancar o turismo e incrementar o comércio. Tivemos um público bem bom e no ano que vem pretendemos atrair um público ainda maior. A ideia é promover algumas mudanças no evento, buscar melhorar ainda mais”, declarou o prefeito Juscelino Guimarães, que avalia positivamente o primeiro evento realizado no primeiro ano de gestão.

A estrutura do parque da arrancada contou com praça de alimentação, camarotes, estandes e expositores. “Foi um fim de semana maravilhoso e recebemos muita gente. O propósito da Arrancada é alavancar o turismo, gerar negócios e promover a grande confraternização dos caminhoneiros e a alegria do público. Isso deu certo. Este é um evento que movimenta desde o catador de latinha até grandes empresas de caminhões, a ideia é fazer com que a economia gire”, ressaltou o organizador José Felisberto Pereira.

Ao longo do evento, a praça de alimentação esteve sempre lotada, além dos shows que receberam também um grande público. A competição automobilística foi realizado normalmente, apesar da chuva na tarde de domingo. A estimativa é de que aproximadamente 150 mil pessoas tenham passado pelo parque da arrancada.

O maior evento do gênero no mundo é uma realização da prefeitura do Arroio do Silva, teve a organização da empresa Gálatas Mídias e Eventos e o apoio do Governo do Estado através da Santur, e das empresas Scania, Cavese e Rota System. A Federação de Automobilismo de Santa Catarina – FAUESC esteve também envolvida na competição.

Classificação:

Cavalo Mecânico Eletrônico 6×4 Automático
1º lugar – Paulo Barbosa
2º lugar – Márcio Fontanela
3º lugar – Marcos de Souza

Toco e Truck até 320cv
1º lugar – Sérgio Carminatti
2º lugar – Cloere Antunes
3º lugar – Gleyson Pardal

Cavalo Mecânico Eletrônico até 560cv
1º lugar – Matheus Zago
2º lugar – Peterson Pardal
3º lugar – Fábio Gonçalves

Cavalo Mecânico até 560cv
1º lugar – Túlio Bendo
2º lugar – Danilo Alamini
3º lugar – Claudinei Amorim

Protótipo
1º lugar – Túlio Bendo
2º lugar – Juca (Glomir Bissoni Junior)
3º lugar – Claudinei Amorim

Livre
1º lugar – Cristiano Peterle
2º lugar – Rodrigo Taborda
3º lugar – George da Silva

 

Fonte: Sul In Foco

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter