Laguna: moradores de rua são foco de ação

Muitos são os motivos que os levam para a rua: fuga, drogas, brigas e até mesmo falta de oportunidade.

Em Laguna, um trabalho em parceria entre a Guarda Municipal e a Secretaria de Assistência Social é realizado como forma de orientar e ajudar os moradores de rua. Para isso, a Guarda realiza diariamente a abordagem. 

A secretária de Assistência Social do município, Maria de Fátima Figueiredo Duarte, salienta que o trabalho realizado com estas pessoas se dá a partir de encaminhamentos. “A Guarda Municipal leva estes cidadãos até os centros de assistência e de lá fazemos as orientações necessárias. É um trabalho complexo, pois precisamos ganhar a confiança e cada um deles reage de uma maneira”, frisa.

Fátima explica que em alguns casos são cedidas passagens para que estas pessoas voltem aos seu locais de origem. “Oferecemos banho e comida. Mas precisa antes de tudo que seja da vontade da própria pessoa procurar ajuda”, salienta.

De acordo com o inspetor da GML Matheus Philippi, as histórias são muitas. “Cada um tem um motivo diferente para chegar ao ponto de dormir em qualquer canto. A maioria já esteve presa ou tem alguma passagem criminal, desde posse de drogas a homicídio e estupro.” Segundo o inspetor, a intenção é manter a segurança da população, evitando que os moradores de rua ingressem com qualquer crime ao cidadão. “Uma pessoa sob efeito de substância se torna corajosa. Porém, a GML trabalha para que eles entendam qual o nosso trabalho para manter a cidade em ordem”, destaca.

Fonte: Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter