SC continua com mais de 70% dos pontos próprios para banho

Mesmo fora da temporada de verão, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) continua monitorando as praias catarinenses. O relatório mensal, divulgado nessa sexta-feira, dia 29, mostra que 153 pontos, o que corresponde a 72,5% dos 211 analisados, estão próprios para banho. Na Capital, 46 locais estão aptos para o uso. No restante do Estado, 175 pontos estão próprios. As coletas foram feitas durante todo o mês.

Em relação ao relatório anterior, divulgado em 1º de julho, 11 pontos passaram para impróprio e nove para próprio. "Sempre pedimos aos banhistas que olhem as condições das praias no site da Fatma ou no aplicativo Natureza Interativa, já que muitas placas são depredadas” , informa o técnico de laboratório, Marlon Daniel da Silva.

A Fatma segue as diretrizes do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para fazer a balneabilidade. Cabe à Fundação monitorar e divulgar os relatórios. As coletas são realizadas e, para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, é analisada a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos e que pode causar doenças. Quando em 80% das análises, a quantidade de bactérias fica inferior a 800  por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.

As análises são feitas nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José. 

Confira o relatório completo. 

Informações: Sul in foco

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter