Exposição Itinerante "Nossas Florestas" chega ao Unibave

Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre as florestas catarinenses, chegou ao Unibave a Exposição Itinerante “Nossas Florestas”, que apresenta o Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC). O intuito da exposição é apresentar de forma clara e simples para comunidade o resultado de anos de pesquisa que avaliou a quantidade e a qualidade das florestas que ainda restam no estado.

O projeto de pesquisa, desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Florestal da Furb (Universidade Regional de Blumenau), iniciou em 2007. A mostra itinerante, que percorre escolas, universidades, shoppings e eventos em todo o estado, busca resumir tudo o que foi encontrado nos últimos anos de estudo sobre as florestas catarinenses.

A exposição chegou ao Unibave por meio da coordenadora do curso de Agronomia, Janaína Veronezi Alberton, e por meio do coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão Aplicadas às Ciências Agroveterinárias – Paca, Guilherme Doneda Zanini.

Conforme Zanini, o visitante ao chegar à exposição pode retirar, gratuitamente, uma cartilha didática e ilustrativa que contém diversas informações sobre a vegetação catarinense e aprender mais sobre as florestas do estado.

“Por meio do material, o visitante pode conhecer os três diferentes tipos de florestas que Santa Catarina possui, como elas se distribuem no estado, e qual a floresta mais ameaçada”, contou Zanini. Ainda segundo o professor, “queimadas, desmatamento e caça ilegal contribuem para a perda da biodiversidade, são práticas que devem ser evitadas ao máximo, para proteção dos recursos naturais”.

A exposição itinerante conta com banners explicativos, fotografias, equipamentos utilizados durante os estudos e materiais recolhidos em campo. Com a exposição “Nossas Florestas”, o público poderá conhecer mais sobre a vegetação presente no estado, os tipos de plantas e os impactos causados pelos humanos. A mostra permanecerá em frente à Biblioteca do Unibave até o dia 24 de agosto.

Fotos e texto: Ascom Unibave

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter