Transtornos das chuvas: Mais de 28 mil são afetados no Estado

O acúmulo das chuvas dos últimos dias continua causando estragos. A Defesa Civil de Santa Catarina aponta 90 cidades do Estado prejudicadas. São 28.698 pessoas afetadas, sendo que 21.260 estão desalojadas (transferidas para casas de parentes ou amigos) e 2.346 desabrigadas (atendidas em abrigos públicos). O número de residências atingidas chegou a 8.698, segundo o relatório divulgado ontem à tarde.

O secretário adjunto da Defesa Civil, Fabiano de Souza, informou que a situação deve se complicar ainda mais, pois a previsão é de chuva até amanhã, em todas as regiões do Estado, de acordo com dados do setor de meteorologia da Epagri/Ciram. “A Defesa Civil continua em alerta em todos os municípios. A prioridade, neste momento, é realizar o atendimento das pessoas afetadas. Além disso, mantemos um contato constante com as prefeituras e com as coordenadorias regionais de Defesa Civil para informar sobre a possibilidade de agravamento do cenário”, explicou.

Em Tubarão, o nível do rio estava em 2,70 metros na ponte Orlando Francalacci (quartel) e no Rio do Pouso ficou em 2,08 metros ontem no final da tarde e continuou baixando. As equipes da Defesa Civil do município continuam em plantão, e reforçam que qualquer ocorrência deve ser avisada pelo telefone 199.

Rio do Sul foi um dos municípios mais afetados
Em caso de alagamentos ou inundações deve-se evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Em deslizamentos de terra deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Defesa Civil  incentiva apoio aos atingidos
Procurar a unidade da Defesa Civil do seu município é o primeiro passo para quem está disposto a ajudar no atendimento de famílias atingidas pelas chuvas dos últimos dias. O secretário adjunto da Defesa Civil, Fabiano de Souza, explica que os voluntários devem se identificar junto às unidades municipais, informarem as funções para qual estão habilitados para exercerem e aguardarem a convocação no momento oportuno para o auxílio. A necessidade de doação de materiais também deve ser consultada com as equipes da Defesa Civil de cada cidade.

Secretário Nacional de Defesa Civil confirma visita à SC
Os municípios afetados pelas cheias em Santa Catarina serão vistoriados pelo Ministério da Integração Nacional nessa sexta-feira. A confirmação foi dada pelo secretário Nacional de Defesa Civil, Renato Newton Ramlow, ao secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, em audiência ontem, em Brasília. Florianópolis, Lages, Ituporanga e Rio do Sul estão no roteiro da visita. Também presente na reunião, a equipe da Secretaria de Infraestrutura solicitou recursos para recuperação de vias vicinais e acertou o encerramento de termo de compromisso que repassou aproximadamente R$ 30 milhões para Santa Catarina.

Fonte:  Notisul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter