Associação Lagunense de Pais e Amigos dos Surdos vai oferecer aulas gratuitas sobre libras

Os deficientes auditivos de Laguna tem agora uma entidade para buscar seus direitos, contribuir com a acessibilidade e, principalmente, com a inclusão social. Uma das primeiras ações da Associação Lagunense de Pais e Amigos dos Surdos (Alpas) será oferecer oficinas para surdos e familiares na sede da entidade no bairro Esperança, no sábado dia 13. Na sexta, terá curso intermediário de Libras com professores da Ufsc João Paulo Ampesson e Marcos Luchi.

Também nas terças-feiras, das 15h30min às 17h, aulas na Escola de Educação Básica Elizabeth Ulysséa Arantes, no Caic, no bairro Portinho. 

Em Laguna, conforme número da Associação, são aproximadamente 60 surdos. Grande maioria na idade adulta e precisando de algum tipo de ajuda, de acordo com relatório da entidade. 

"Queremos unir forças para a inclusão cada vez maior dos surdos na sociedade", explica a presidente da Alpas, Crisiane Bez Batti. 

Na tarde do dia 5, a presidente e a tesoureira da Alpas Gabriela de Freitas Batista estiveram com o prefeito Everaldo dos Santos para solicitar maior atenção na inclusão de crianças com deficiência auditiva na rede pública municipal. "Precisamos ter mais intérpretes na sala de aula para atender estas crianças", explica Crisiane. 

De acordo com a Associação, muitos jovens surdos têm dificuldade de ingressar no mercado de trabalho, outros não conseguem escrever, mesmo tendo frequentado a escola. 

O intérprete tem a função de elucidar, através da língua de sinais, as explicações do professor para o aluno. 

A presença, em sala de aula e em outros ambientes educacionais, do intérprete da Língua Brasileira de Sinais é importante para que os alunos surdos usuários da Libras tenham acesso aos conteúdos escolares, contribuindo para a melhoria do atendimento e o respeito à diversidade linguística e sociocultural dos alunos surdos.  

A sede da entidade está localizada na rua Gil Ungaretti, no bairro Esperança, atrás do supermercado Althoff. 

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter