Córrego Santa Augusta: a realidade do córrego que corta Braço do Norte (VÍDEO)

 

O verão está aí, e com ele, férias, sol, calor, praia, e aquele velho problema que você já conhece: as cheias causadas pelas tempestades de verão. Em Braço do Norte, um dos protagonistas desse filme, que se repete há anos, é o córrego Santa Augusta.

O assunto foi abordado recentemente na Câmara de Vereadores, onde pedidos foram feitos para que providências sejam tomadas a fim de evitar os habituais transtornos. Um dos pedidos foi feito pela vereadora Carmelina da Silva (PMDB). “Já fiz indicação para que fosse feita a limpeza do córrego. E não foi só eu, todos os outros vereadores apoiaram e também estão nessa luta. Estamos pedindo também para que o povo se conscientize. Hoje jogam um copo, amanhã uma garrafa, daqui a pouco o dano está feito”, destaca a vereadora.

Nos últimos dias, o deputado estadual Manoel Motta (PMDB) esteve na cidade, a pedido da vereadora, e verificou a situação degradante do córrego que corta o município. O deputado solicitou junto ao prefeito, Roberto Kuerten Marcelino, a confecção de um projeto para a resolução do problema. “Deu certo que ele estava aqui recentemente e perguntou sobre as necessidades e falamos para ele sobre a situação do córrego. Na hora ele ligou para o prefeito solicitando o projeto e afirmou que vai atrás de recursos”, conta Carmelina.

De acordo com o diretor de obra de Braço do Norte, Allan Lopes Prudêncio, medidas já estão sendo tomadas pela prefeitura para que transtornos sejam evitados, como a limpeza de bueiros, que é feita ao longo de todo o ano. Medidas em relação ao córrego, dependem de liberação da Fatma, conforme o diretor. “A Secretaria de Obras já vem fazendo trabalhos de prevenção há algum tempo. Estamos fazendo a limpeza de bocas de lobo, de bueiros e assoreando algumas partes no interior. Quanto ao córrego Santa Augusta, a nossa ação depende de liberação da Funbama e da Defesa Civil. Assim que conseguirmos isso vamos intensificar os trabalhos”, afirma.

A reportagem da Meu SUL TV esteve em alguns pontos centrais do córrego Santa Augusta e constatou que também é preciso conscientização por parte da população. Nos locais presenciamos o escoamento de esgoto irregular e lixo jogado às margens. Tudo isso contribui com a proliferação de doenças.

 

Fonte: Meu SUL

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter