Biometria: obrigatoriedade é para apenas dois municípios da região

Dia 9 de maio encerra o prazo para o cadastramento biométrico nos cartórios eleitorais. Na região, a obrigatoriedade para as próximas eleições é apenas para dois municípios: Pescaria Brava e Imaruí. Nestas duas cidades, o recadastramento eleitoral foi feito no ano passado e, com isso, já foi realizada a biometria.

De acordo com a analista judicial do Cartório Eleitoral de Laguna, Katiucy Besen Pedroso, foi feita a revisão eleitoral no ano passado com os eleitores de Pescaria Brava e, paralelo à revisão, já foi realizada a biometria obrigatória. Dos 7.185 eleitores, segundo ela, 5.608 já regularizaram a situação no ano passado mesmo. No entanto, 1.577 inscrições foram canceladas, porque os eleitores não compareceram no prazo para a revisão.

“Mas, até 9 de maio, eles ainda podem vir até o cartório para regularizar a sua situação e fazer o cadastro biométrico. Destes 1.577, em torno de 300 já vieram este ano acertar o seu cadastro. É bom lembrar que os que não regularizarem, não poderão votar nestas eleições”, explica Katiucy.

Em Imaruí, também houve revisão eleitoral e o município atingiu 80% dos 10,2 mil eleitores até 27 de outubro do ano passado. “Na revisão eleitoral, quando também já foi realizada a biometria obrigatória para o nosso município, 8.537 eleitores foram devidamente cadastrados e estão com sua situação em dia. Acreditamos que, até 9 de maio, mais eleitores devam comparecer para regularizar sua situação. Mas também muitos não moram mais no município ou são idosos que não possuem a obrigatoriedade de votar”, comenta o chefe do Cartório Eleitoral de Imaruí, Roni Fortunato Martins.

Nas demais cidades da região, ainda não há obrigatoriedade da biometria para estas eleições, mas mesmo assim muitos eleitores já se anteciparam e fizeram o cadastro. Em Tubarão, 30% dos 76.960 eleitores já estão com a biometria. Em 2019, a biometria será obrigatória em todo o país.

Fonte: Jornal Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter