Ceramistas aprovam proposta de reajuste salarial de empresas na região

Com assembleias lotadas nesta quinta-feira, 12 de abril, em Criciúma e Cocal do Sul, os trabalhadores ceramistas aprovaram a proposta patronal de 2,5 % de aumento geral para todos. O acordo contempla ainda abono de R$ 1.130,00 para sócios e manutenção dos direitos previstos nas cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

São cerca de 5,5 mil trabalhadores ceramistas na região. A negociação este ano, analisa o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Ceramistas de Criciúma e Região, Itaci de Sá, foi complicada e travada devido a mudança da legislação com a reforma Trabalhista. “Ela se arrastou por quatro meses e 12 rodadas com muito debate para chegarmos a esta proposta”, destacou o sindicalista.

Conforme Itaci, nem todas as reivindicações do sindicato foram contempladas. “No entanto, diante da atual realidade, os trabalhadores e os empresários tiveram bom senso no acordo. Penso que foi um ganho importante quanto a manutenção e renovação das cláusulas sociais”, destacou o presidente.

Entre outras conquistas garantidas estão: a manutenção do pagamento das horas extras trabalhadas nos feriados e exclusão da integração do banco de horas como cláusula na CCT. Nesta situação, foi fechada a possibilidade do acordo do banco de horas entre o sindicato dos trabalhadores e as empresas nos moldes semelhantes aos já existentes em algumas cerâmicas, mediante a solicitação da cerâmica e aprovação dos trabalhadores em assembleia.

Como a data-base é 1º de janeiro as diferenças do aumento de janeiro a abril serão repassadas na folha de maio. A categoria reivindicava 3% de aumento real para todos; abono de férias de R$ 1.150,00 para sócios – como já é vigente – e manutenção das cláusulas sociais entre outros.

Fonte: ASCOM

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter