Praias da região podem ter taxa para preservação

As praias do Rosa e Ibiraquera  podem começar a cobrar a Taxa de Proteção Ambiental (TPA) para a entrada de visitantes na localidade. O projeto para a implantação da cobrança foi apresentado pela Secretaria de Meio Ambiente de Imbituba para empresários locais. O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Márcio de Souza, diz que o projeto ainda está no campo das ideias e tudo será bem discutido com a comunidade.
“Ainda é cedo para definirmos qualquer coisa. Estamos fazendo uma série de reuniões com moradores, associação de pescadores, Ongs e comerciantes, por exemplo, para mostrar nosso entendimento quanto à necessidade de uma ação para a preservação destas áreas”, explica Paulo Márcio.
Segundo o secretário, Rosa e Ibiraquera são os locais mais frágeis na questão ambiental. “Tanto que, dos 30 bairros de Imbituba, 37% dos autos de infração são nestes pontos”, destaca.
Para tanto, a cobrança das taxas seria justamente para contribuir com a assistência ambiental, uma vez que na secretaria não há recursos disponíveis para tudo o que é necessário, e, por lei, tudo o que for arrecadado com estas taxas deve ser revertido para a questão ambiental naquela localidade.
O secretário ainda explica que, caso haja o entendimento sobre a aplicação da taxa, ainda passará por uma audiência pública, para depois então ser oficializada. “É claro que também vamos estudar a forma de cobrança, inclusive com taxa de isenção para moradores ou quem comprovadamente é veranista com imóvel no local”, conclui

Fonte: Jornal Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter