Defesa Civil treina professores municipais de Orleans para prevenção de desastres

A Administração Municipal de Orleans, através da Secretaria de Educação e da Defesa Civil Municipal, estabeleceu parceria com a Secretaria de Estado da Defesa Civil – SDC para treinamento de prevenção de acidentes em nossa cidade.
O Projeto Piloto Agente da Defesa Civil Mirim envolve, em um primeiro momento, os professores das escolas do Barracão, Brusque e Alto Paraná, voltado aos alunos do 7º ano. “É uma espécie de Proerd da Defesa Civil, mas este irá prevenir acidentes”, comparou o prefeito Jorge Koch na abertura dos trabalhos.
A ação visa a conscientização sobre a importância da participação da comunidade na identificação de problemas, ameaças e vulnerabilidades. Através deste projeto, serão repassadas orientações relacionadas à percepção de riscos durante atividades extracurriculares.
O coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, proferiu uma palestra aos professores da Rede Municipal de Ensino para que estejam capacitados para trabalhar o tema nas unidades. Serão quatro meses de treinamento com técnicas lúdicas, envolvendo jogos e brincadeiras. “A iniciativa da Prefeitura de Orleans através da Defesa Civil visa abordar a prevenção direto na comunidade”, explica.
Para o secretário de Educação de Orleans, Lindekson Resin, a educação é parte ativa da comunidade e deve ser utilizada para trabalhar temas importantes como a prevenção. O objetivo é executar o projeto em todas as escolas municipais. “É preciso orientar nossos alunos desde cedo de como agir em caso de emergência, só assim poderemos evitar desastres”.
O treinamento visa capacitar para perceber situações de risco e, então, acionar os órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros no 193 e a Defesa Civil no 199. Durante o treinamento, os participantes recebem uma camiseta e, ao fim do curso, ganharão o certificado.

Fonte: ASCOM

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter