Saiba mais sobre as vacinas contra alergias

A imunoterapia com alérgenos, ou vacina para alergia, tem o objetivo de diminuir a sensibilidade de pessoas que se tornaram alérgicas a certas substâncias. O tratamento consiste na aplicação do alérgeno ao qual o paciente é sensível em doses crescentes por um período variável (1 a 3 anos).

 “A imunoterapia induz uma série de alterações na resposta imune associadas à melhora clínica”, pontua o alergologista e imunologista Gil Bardini Alves, da Clínica Pró-Vida, em Tubarão.

 

 Qual o objetivo da imunoterapia? 

Ela busca reduzir o grau de sensibilização, impedindo reações alérgicas graves - como a anafilaxia (fechamento da glote, o que impede que o indivíduo respire, podendo levar à morte). Busca ainda interferir na inflamação característica das condições alérgicas de longa evolução, como a rinite e na asma.

 

Quando ela é indicada?

É indicada a pessoas sensíveis aos ácaros da poeira doméstica, pólens (especialmente na região Sul), fungos e venenos de insetos (abelhas, vespas, marimbondos e formigas). A sensibilização a esses alérgenos está associada a manifestações respiratórias (rinite e asma) e a reações graves como a anafilaxia por picada de insetos. Não há indicação de vacina para alergia a alimentos e por contato.

   

   Há alguma contraindicação? 

 A imunoterapia é contra indicada a pacientes com doença coronariana, em pessoas que usem certo grupo de anti-hipertensivo (os betabloqueadores) ou que tenham doenças do sistema imunológico, tais como imunodeficiências e doenças autoimunes. Pacientes com asma não controlada ou em crise também não devem se submeter à imunoterapia.

        

 Para saber mais sobre a imunoterapia, pode-se entrar em contato com a Central de Vacinas da Pró-Vida, no telefone (48) 3631-1532.

Foto: Divulgação

Fonte: Assessora de Comunicação Clínica Pró-Vida

Foto: Clinica Pró Vida

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter