AgroPonte confirma fortalecimento do agronegócio no Sul

Nem mesmo a chuva e o frio atrapalharam o sucesso de mais uma edição da AgroPonte - 6ª Feira do Agronegócio & Agricultura Familiar, 4ª Feira Exposição Estadual de Animais e 1º Leilão AgroPonte. Quem passou pelo Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma, durante os cinco dias pode conferir os produtos trazidos por 180 empresas, entidades e cooperativas com atividades relacionadas com a agricultura e pecuária vindas dos estados do Sul e Sudeste, com destaque para Santa Catarina. Na área externa, estavam 40 pecuaristas catarinenses com bovinos, ovinos, caprinos, equinos, peixes, aves, pássaros e abelhas.

Durante a feira também foram realizados encontros técnicos. O Seminário de Gado de Corte, realizado pela Epagri e Associação de Criadores de Bovinos de Corte - ACBC, contou com a participação de 100 pecuaristas. Já, no Encontro Catarinense de Empreendedores do SC Rural foram aproximadamente 650 participantes.

“A exemplo do ano passado, as expectativas foram atendidas, principalmente, em relação ao envolvimento das cooperativas e associações e também na parceria com a Associação de Criadores de Bovinos de Corte. Hoje não precisamos mais convencer o produtor a participar, ele criou essa demanda”, coloca o gerente regional da Epagri, Fernando Preve. “Conseguimos mais uma vez mostrar a força que o agronegócio do Sul tem e fazer essa ligação do campo com o urbano e tudo isso é possível graças aos nossos parceiros”, complementa o diretor da NossaCasa Feiras & Eventos e organizador da AgroPonte, Willi Backes.

Movimento econômico

A realização de feiras atinge diretamente o movimento econômico da região e, principalmente, o de Criciúma. “O que estamos vendo aqui na AgroPonte mostra a importância das feiras, temos aqui pessoas e expositores de vários locais da região e até mesmo fora do Estado”, expõe o secretário da Fazenda de Criciúma, Cloir Da Soler. “Essas pessoas também acabam movimentando outros setores de Criciúma, como o de alimentação e hospedagem”, completa Da Soler. Somente nesta edição da AgroPonte, passaram pelo Pavilhão de Exposições José Ijair Conti aproximadamente 60 mil visitantes.

Pode passar despercebido para alguns, mas o agronegócio é muito forte em Criciúma. De acordo com o secretário da Fazenda, 1.200 famílias vivem da agricultura. “Esse número é maior do que muitos outros municípios e a AgroPonte também serve para divulgar essa cultura”, destaca Da Soler.

O secretário da Fazenda ainda reforça que o incentivo à agricultura familiar envolve diretamente o setor social. “Dessa maneira conseguimos manter as famílias no campo e já temos casos de filhos de agricultores que já estavam na cidade e voltaram para o campo”, enfatiza.

Leilão AgroPonte comercializa 80% dos animais

O 1º Leilão AgroPonte é considerado sucesso pelos organizadores. Dos 260 animais, aproximadamente 65% foram vendidos na pista e outros 15% comercializados após a realização do leilão. “Nenhum animal comercial voltou para as suas fazendas, todos foram comercializados”, ratifica Backes. Participaram do leilão, animais comerciais, recrias, matrizes e reprodutores e matrizes PO e PC.

Data confirmada

A AgroPonte 2017 - 7ª Feira da Agronegócio e Agricultura Familiar, 5ª Feira Exposição Estadual de Animais e 2º Leilão AgroPonte será de 16 a 20 de agosto de 2017.

Fonte: Informações e fotos: Francieli Oliveira/Ápice Comunicação

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter