Bombeiros de Orleans fazem treinamento de Salvamento em Altura

A Força-Tarefa do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Tubarão, realizou, neste sábado (3), um treinamento de Salvamento em Altura no quartel de Orleans. Durante a parte da manhã, foram revistas diversas técnicas para acessar, estabilizar e resgatar vítimas em diferenças de nível. Já na parte da tarde, foi realizado um simulado de atendimento, com base em uma ocorrência atendida na Serra do Rio do Rastro, no dia 15 de janeiro deste ano.

Apesar do risco presente de sinistros, envolvendo Salvamento em Altura na região de Orleans, principalmente devido à Serra, esta não é uma ocorrência enfrentada com frequência pelo Corpo de Bombeiros Militar. Por isso, o treinamento é fundamental para que técnicas sejam revistas e um planejamento prévio seja realizado para situações dessa natureza, com a finalidade de diminuir o tempo-resposta necessário à operação, sem deixar de prezar pela segurança dos envolvidos.

“Cada um dos 14 Batalhões de Bombeiros Militar do estado de Santa Catarina possui a sua Força-Tarefa. Esta tem uma estrutura autossuficiente e independente a do trem de socorro diário, com viaturas 4x4, embarcações e kits específicos para cada tipo de salvamento em que atuarão (deslizamentos, estruturas colapsadas, enchentes e inundações, incêndios florestais e outros desastres). Sempre que a emergência ultrapassa a capacidade de resposta local, a Força-Tarefa é acionada”, explicou o comandante do 3º Pelotão Bombeiros Militar de Orleans, 2º tenente BM Henrique José Schuelter Nunes.

Ela é composta por 12 bombeiros militares com maior capacidade técnica na área do Batalhão. “A ideia principal da Força-Tarefa é a autossuficiência – caso acionada, ela deve ter condições de, por si só, permanecer no local do desastre por um prazo mínimo de 10 dias sem a necessidade de recursos adicionais quaisquer, até o cumprimento da missão institucional. A Força-Tarefa do 8º Batalhão de Bombeiros Militar possui integrantes de Imbituba, Laguna, Capivari de Baixo, Tubarão, Armazém, Braço do Norte e Orleans”.

O comandante é o 2º Tenente Henrique José Schuelter Nunes, que acumula a função de comandante do Pelotão de Orleans.

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros Militar de Orleans

Fonte: Sul in Foco

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter