Agentes de saúde de Orleans participam de palestra sobre leptospirose

As agentes de saúde de Orleans participaram de uma palestra sobre leptospirose, na tarde dessa última quinta-feira, 21, no Centro Administrativo do município, ministrada e organizada por profissionais da Vigilância Sanitária e por membros do Núcleo de Pesquisa e Extensão Aplicadas às Ciências Agroveterinárias – PACA do Unibave.

A palestra foi aberta com a participação da gerente da Vigilância Epidemiológica de Orleans, Alana Stols Cruzeta, e pelo coordenador da Vigilância Sanitária, o médico veterinário Rodrigo Haag, na ocasião os profissionais falaram que três casos da doença foram encontrados na localidade do Barracão e ressaltaram a importância das agentes conhecerem a leptospirose para que estejam preparadas para possíveis casos da doença no município.

Na sequência, a fala ficou por conta das acadêmicas Vanuza Polli e Fernanda Brunel da Silva, do curso de Medicina Veterinária do Unibave, elas falaram sobre as formas de transmissões, sintomas da leptospirose, como prevenir e controlar a doença. As estudantes tiveram a orientação do  professor e membro do núcleo de pesquisa, Mauro Maciel de Arruda.

Na ocasião, as acadêmicas também apresentaram as agentes de saúde um trabalho realizado no final do ano de 2015 com 51 cães do bairro Coloninha, já que também são animais transmissores da leptospirose. Elas realizaram alguns procedimentos como exame clínico geral, coleta de sangue, e análise laboratorial, com o intuito de saber quais cães foram infectados pela leptospirose.

Ao final do encontro, o professor Mauro disse que a proposta é promover uma troca de conhecimento entre o Centro Universitário e a equipe de agentes de saúde do município, visando melhorar o bem-estar e a saúde da comunidade.

Informações: Comunicação Unibave

Foto: Comunicação Unibave
Foto: Comunicação Unibave
Foto: Comunicação Unibave
Foto: Comunicação Unibave
Foto: Comunicação Unibave

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter