Com foco no setor de investigação e na melhoria da estrutura, nova delegada assume em Lauro Müller

Mariana Oliveira Luiz, 29 anos, natural de Chapecó, é a nova delegada frente à Delegacia de Polícia de Lauro Müller, onde assumiu no início deste mês. Há dez anos, a profissional já atua na área da segurança pública. Ela conta que, entre os principais desafios do cargo assumido, está a falta de recursos, culminando nas péssimas condições do imóvel e na falta de efetivo.

Contudo, a delegada conta que já trabalha visando superar tais obstáculos. “Não temos a quantidade de policiais necessária para prestar o serviço da forma como gostaríamos. Até o momento, contamos com apenas um policial na investigação para dar conta de toda a demanda da cidade, mas já estou fazendo algumas mudanças e, provavelmente, a partir desta semana, se apresentará um novo policial que passará a somar na investigação”, adiantou.

O objetivo, segundo Mariana, é dar uma resposta rápida na solução de crimes. A Delegacia de Polícia do município conta com cinco policiais civis. Ela explica que, para que a investigação seja feita de forma mais eficiente, dois deles atuarão nesta frente e os outros três no plantão. “Mas, como a escala é de 24 horas de trabalho e 72 horas de folga, eu precisaria de quatro policiais para deixar a delegacia aberta por 24 horas todos os dias”, explica.

Por isso, optou-se em não oferecer atendimento ao público durante alguns períodos. “Analisamos e vimos que não há procura que faça com que seja necessário haver atendimento 24 horas na delegacia. Então, optamos por melhorar a investigação, dando uma resposta satisfatória aos crimes, em detrimento do atendimento ao público em alguns dias no período da noite e em um ou outro fim de semana, dependendo das folgas dos policiais na escala”.

Durante o horário de expediente, entretanto, de segunda a sexta-feira, o atendimento ocorrerá normalmente. Nas noites ou fins de semana em que não houver atendimento, os lauromüllenses poderão dirigir-se à Delegacia de Polícia de Orleans. Tal decisão foi tomada em parceria com o delegado responsável pelo município vizinho, Bruno Sinibaldi.

“O número de ocorrências registrado após as 19 horas é muito pequeno. Vimos que seria um desperdício, tendo em vista que esse policial poderia estar prestando um serviço de investigação, que demanda mais tempo e diligência, para ficar na delegacia esperando o cidadão vir registrar um Boletim de Ocorrência durante a madrugada, por exemplo”, acrescentou.

Além disso, a delegada busca também verbas para aquisição de instrumentos de trabalho e para reforma no imóvel. “Estou buscando, junto ao Judiciário, verba para a aquisição de uma submetralhadora. Estou correndo atrás disso. É uma oportunidade que temos no momento e não podemos deixar passar”, destacou. “Conversei também com o prefeito Valdir Fontanella, pedindo apoio a ele com relação às questões estruturais. Apesar de a delegacia ser um órgão do Estado, ela presta atendimento para a comunidade de Lauro Müller”, justificou.

Mariana conta que a Administração Municipal disponibilizou um engenheiro para fazer um levantamento das necessidades da estrutura. “A princípio, não há previsão para reforma. Por isso, estamos fazendo este levantamento para pleitear a reforma do prédio, que está com problemas de infiltração, cupim, telhado comprometido e alagamento em todas as vezes que chove. No estado em que está e com essa questão da chuva, fica muito difícil trabalharmos. Vamos correr atrás para oferecermos um serviço da melhor forma possível”.

Entre os principais crimes registrados na Delegacia de Polícia de Lauro Müller, estão furto a residência ou estabelecimento comercial, abigeato (roubo de gado) e tráfico de drogas. No local, uma pessoa atua na confecção de Carteira de Identidade, outra na área de Trânsito, dois colaboradores no atendimento ao público, uma estagiária, um escrivão, além da delegada e cinco policiais civis.

Carreira

Em 2007, Mariana Oliveira Luiz atuou como agente socioeducativo na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso – DPCAMI de Chapecó. Em maio de 2010, passou a atuar como escrivã, em Florianópolis. Em 2015, ingressou no Curso de Formação de Oficiais – CFO da Polícia Militar de Santa Catarina – PMSC, para cadete PM. Quando faltavam três meses para a conclusão do curso, assumiu como delegada de polícia substituta, sendo designada para a Delegacia de Polícia da Comarca de Lauro Müller.

Fonte: Sul in Foco

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter