Em Brasília, prefeito Valdir e líderes de Lauro Müller contestam ampliação do Parque de São Joaquim

O prefeito de Lauro Müller Valdir Fontanella, juntamente com os dois líderes do movimento contra a ampliação do Parque Nacional de São Joaquim, Cláudio Lottin e Paulo César Freiberger, viajaram nesta quarta-feira (15) a Brasília, onde se reuniram com lideranças federais a fim de debater o assunto e defender a retirada das áreas de terra do município de Lauro Müller do novo perímetro sugerido para ocupação da área do Parque.

Os lauromüllenses foram informados dessa reunião na capital federal às 17h dessa terça-feira, quando decidiram participar. O encontro reuniu os dois senadores catarinenses, Dalirio Beber e Dário Berger, os deputados federais de Santa Catarina, Celso Maldaner, Ronaldo Benedet, Carmen Zanotto, Esperidião Amin, Décio Lima e Giovana de Sá, além de representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.

O prefeito comemorou o resultado da reunião e disse que esta viagem foi fundamental para evitar que a ampliação do parque fosse consolidada. “Os parlamentares se sensibilizaram com a causa em prol do nosso município. Visitamos os gabinetes e pedimos apoio. Ficou definido que o assunto será reavaliado tudo novamente. Estou confiante de que Eco Museu Serra do Rio do Rastro ficará fora da ampliação deste Parque”, enalteceu Fontanella.

O prefeito ressaltou ainda que a luta vai continuar até que tudo seja definido. “Vamos continuar acompanhando o desfecho dessa história. Caso precise voltar a Brasília, voltaremos. Vamos lutar até o fim defendendo nossas terras, boa parte delas, fonte de renda para muitas famílias de nosso município”, mencionou Valdir.

Cinco mil assinaturas

A mobilização ganhou força quando as lideranças do município, representantes da sociedade civil organizada, Poderes Executivo e Legislativo, iniciaram a mobilização contrária a expansão do Parque sobre território de Lauro Müller. Na última semana foi enviado ao Congresso Nacional mais de cinco mil assinaturas de pessoas se manifestando contra a ação.

Fonte: Sul In Foco

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter