Joma é candidato a vice ao lado de Carlos Stüpp

O PMDB de Tubarão anunciou no início da noite de ontem que o advogado e empresário João Marcelo Fretta Zappelini, o Joma, de 39 anos, será o candidato a vice-prefeito na chapa do tucano Carlos Stüpp. Edson Firmino, que teve a candidatura impugnada por decisão da Justiça Eleitoral, desistiu do pleito e preferiu fazer a defesa dessa questão sem se envolver diretamente na campanha.

Esse novo cenário encerrou oficialmente um problema que já durava três dias e fez surgir diversas possibilidades e especulações nos bastidores. O PSDB, principal parceiro e grande interessado em uma solução, publicamente deixava a solução a cargo do partido aliado, o que, de fato, foi confirmado por Edson Firmino.

“O nome de Joma foi uma decisão única do PMDB. O PSDB nos deu total autonomia”, explicou.

Duas situações se desenharam desde que o juiz eleitoral Eron Pinter Pizzolatti, da 33ª Zona de Tubarão, aceitou o pedido do Ministério Público de barrar a candidatura de Firmino por causa de irregularidades de contas prestadas por ele relativas a um convênio firmado com o Fundo Nacional de Saúde (FNS) em 2002. Uma delas era a de que Edson Firmino tentasse reverter essa decisão continuando como candidato a vice.

A outra situação seria a desistência de Firmino e a escolha de um substituto, o que acabou prevalecendo. Vários nomes acabaram especulados, e em condições que iam desde a concordância com os parceiros tucanos até a bênção final de caciques do PMDB, como o vice-governador Eduardo Moreira e o deputado federal Edinho Bez. Edinho estava em Brasília e veio a Tubarão para participar da solução desse episódio.

Pouco antes das 19h, Edson Firmino iniciou o discurso escrito. Ao final, ele anunciou o substituto.

“E quero aproveitar a oportunidade que me foi concedida na reunião da executiva, que tem o respaldo da diretoria do PMDB, para anunciar a toda a imprensa que nós deliberamos após longas discussões, com o apoio dos que estão aqui e de alguns que não se fazem presentes, que o meu substituto é João Marcelo, o Joma”, finalizou.


Joma encara novo desafio

O novo candidato a vice-prefeito na coligação Tubarão Quer Mais disse ontem que não se ofereceu para uma eventual substituição a Edson Firmino, mas informou que isso acabou acontecendo de forma natural após várias situações internas consideradas em um momento como esse.

“Sempre disse que se fosse esse o encaminhamento do partido eu aceitaria, mas sempre com muito respeito ao momento do Edson”, assegurou.

Joma, casado e pai de um filho de 19 anos, era o segundo-suplente de vereador do PMDB nas eleições de 2012, na qual recebeu 721 votos. Ele era candidato a vereador novamente agora, mas topou o desafio de tentar ser o vice-prefeito da Cidade Azul.

Além de advogado, Joma é dono de um hotel em Termas do Gravatal. Em 2002 foi secretário-executivo do Conselho Estadual de Trânsito, e depois se tornou conselheiro do Detran do Estado.

Foto: Marcelo Becker

Fonte: Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter