Candidatos expõem plano de governo na OAB

Assuntos importantes para o município, como o Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), mobilidade urbana e educação foram explanados pelos postulantes ao cargo de prefeito na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Criciúma. Participaram do encontro realizado nesta segunda-feira: Fábio Brezola (PT), Clésio Salvaro (PSDB), Odelondes de Souza (Psol) e Márcio Búrigo (PP). Cleiton Salvaro (PSB) alegou problemas de saúde e foi representado pela candidata a vice, Tati Teixeira (PSD).

“Foi um encontro muito positivo e essa também é uma forma de a OAB contribuir nesse debate tão importante que é o processo eleitoral e ajudar os eleitores a escolher o melhor candidato”, relata o presidente da OAB Criciúma, Fábio Jeremias de Souza. “Outro ponto bastante positivo foi a presença de alunos do Cedup, com idade entre 15 e 16 anos, alguns se preparado para participar da primeira eleição”, complementa o presidente da OAB.

Candidatos se comprometem com prerrogativas dos advogados

As apresentações foram mediadas pelo membro da Comissão Eleitoral e presidente da Comissão de Prerrogativas, Luiz Henrique Baldessar Gava. “A OAB Criciúma possui 29 subcomissões, que atuam nos mais diversos setores da cidade. São mais de 200 advogados que contribuem de forma voluntária com o município”, destaca.

Gava também repassou uma pergunta em comum a todos os candidatos. A OAB pede o comprometimento do eleito em enviar um projeto de lei à Câmara de Vereadores garantindo as prerrogativas dos advogados no âmbito dos processos envolvendo a administração pública municipal. “O advogado precisa ter o acesso ao processo, pois as prerrogativas do advogado garantem a defesa do cidadão”, destaca Gava.

Todos os cinco candidatos se comprometeram com o assunto e garantiram a maior transparência possível caso sejam eleitos.

Hospital Santa Catarina

Com formato pré-definido, cada candidato teve 30 minutos para apresentar de forma ininterrupta suas ideias e planos de governo. Apesar de apresentar como temas as áreas de Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Econômico, Gestão e Segurança, o formato deixava livre para que cada candidato escolhesse como seria conduzida sua explanação, porém alguns temas foram recorrentes e abordados por todos, como o Hospital Santa Catarina.

Fábio Brezola, primeiro a explanar suas ideias, acredita que a solução é transformar o Santa Catarina em hospital regional. “O prefeito precisa ser o grande motivador em busca dessa transformação, mas enquanto isso não é possível, nossa proposta é buscar uma parceria com a Unesc e transformá-lo em um hospital escola”, relata Brezola.

Para Clésio Salvaro, a solução também é uma parceria com a Unesc ou com o Hospital São José. “Já avançamos em conversa com a universidade”, pontua Clésio. Para ele, o município não tem condições de bancar sozinho serviços de alta complexidade, como a UTI Neonatal.

Já Odelondes de Souza defende a criação de um hospital público para atender toda a região. “A saúde não deve ser tratada como mercadoria, mas sim, precisamos ter uma saúde pública.”, ratifica. Para ele, o Santa Catarina deve seguir focado na pediatria.

Márcio Búrigo, que busca a reeleição, elencou as últimas conquistas como a aprovação do projeto físico. “Com a aprovação de projeto de forma definitiva e com as emendas parlamentares, mais a verba do Ministério da Saúde será possível a conclusão do Santa Catarina”, afirma. Para Márcio, o local é adequado para receber outras especialidades e se tornar um hospital regional.

Tati Teixeira relatou que se precisa buscar o compromisso do Governo do Estado com o Santa Catarina. “Nossa intenção é também transformar o Santa Catarina em um hospital escola em parceria com a Unesc”, observa.

Foto: Divulgação

Fonte: Engeplus

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter