Mudanças no sistema nacional de vacinação contra Meningite C e HPV

Visando a prevenção da proliferação, novas classes foram inseridas no calendário nacional de vacinação contra Meningite C e HPV (Human Papiloma Virus). A vacina contra o HPV, antes somente destinada a meninas, a partir de 2017 será disponibilizada também a meninos de 12 e 13 anos. Já contra a Meningite C, adolescentes de 12 e 13 anos poderão receber as doses. Os incluídos no Programa Nacional de Vacinação poderão procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), da Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, a partir da próxima segunda-feira, dia 2.

A vacina contra o HPV protege de 4 subtipos frequentes do vírus (6, 11, 16 e 18), sendo aprovada em 133 países e tendo o Brasil como o primeiro da América Latina e o sétimo do mundo a inserir no programa nacional. “Ela apresenta 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal. Aplicando duas doses com intervalo de seis meses basta para proteger uma pessoa. Todas as UBS foram abastecidas e ainda temos mil doses reservas”, explica a técnica em Enfermagem, Kelli Barp Zanette. “Não é apenas uma campanha, os meninos foram incluídos no calendário de vacinação por tempo indeterminável”, enfatiza. A vacina previne os cânceres de útero e vulva nas mulheres, o câncer de pênis em homens e cânceres de boca, orofaringe e ânus, além de verrugas genitais em ambos os sexos.

Realizado em crianças de 3 meses, 5 meses e 1 ano, a vacina contra a Meningite C será disponibilizada a adolescentes para aumentar a prevenção da doença. “Tanto para quem recebeu as vacinas nessas idades, quanto a quem nunca recebeu, a aplicação será em dose única. As crianças que já se vacinaram será um reforço contra a bactéria”, relata. “Os resultados mostram que a vacina tem uma efetividade alta, com redução drástica no número de casos. Ela proporciona uma proteção diária contra a doença, e ainda, causa o efeito rebanho, que é quando protege as pessoas em sua volta”, afirma. Essa vacina possui um estoque reserva de 2 mil doses.

Fonte: Engeplus

 

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter