Saúde alimentar em pauta

Graves problemas de saúde, como infecções e intoxicações alimentares, são mais comuns do que se imagina. Pensando na saúde da população, a Secretaria de Estado da Saúde, através das gerências Regional de Saúde das ADR’s de Criciúma e Araranguá promoveu, nesta semana, o curso “DTHA Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar”. O curso tem como objetivo, capacitar os municípios para resposta rápida dos técnicos das vigilâncias epidemiológica e sanitária sobre doenças transmitidas por alimentos.

De acordo com o gerente Regional de Saúde de Criciúma, Diogo Copetti, em âmbito nacional, uma das estratégias é a investigação epidemiológica de surtos, permitindo conhecer o comportamento das doenças transmitidas por alimentos na população e combatendo o agente de forma rápida e eficaz. “Estamos recebendo um número relativo de pacientes atendidos com sintomas de vômito, diarreia e outros, que podem ser recorrentes de uma intoxicação alimentar. Os cuidados com o manuseio dos alimentos devem ser de extrema atenção e as vigilâncias sanitária e epidemiológica estão cada vez mais atentas a isto”, explica.

A proposta de estruturação de um sistema de vigilância das doenças transmitidas por alimentos tem como objetivo detectar surtos e controlar a evolução dos mesmos, subsidiando com maior segurança as medidas necessárias para prevenção e controle das ocorrências dessas doenças.

Após a capacitação, as vigilâncias sanitária e epidemiológica dos municípios deverão continuar trabalhando juntas no controle destas doenças, devendo notificar a gerência Regional de Saúde qualquer dia ou horário. “Ao recebermos uma notificação de surto, vamos investigar o agente etiológico responsável pelo problema e auxiliar o município na finalização do caso”, conclui Copetti.

Informações e fotos: Paula Daros Darolt/Assessoria de Criciúma

Foto: Paula Daros Darolt/Assessoria de Criciúma

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter