Falta de médicos em unidades de saúde promete ser solucionada em Lauro Müller

Há anos o município de Lauro Müller enfrenta problemas com a alta rotatividade e até mesmo a falta de médicos para atuarem nas unidades de Estratégia da Saúde da Família – ESF`s do município. A fim de solucionar definitivamente o problema, garantindo melhores condições de atendimento à população, o Governo Município apresentou proposta, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, reajustando o salário para esses profissionais.

Segundo a justificativa do Executivo, a readequação salarial do cargo de médico-ESF dá-se em razão do padrão salarial anterior estar muito abaixo do aplicado pelos municípios da região, ocasionando na dificuldade, muitas vezes impossibilidade, de localizar médicos que queriam prestar o serviço no município. Conforme a alteração proposta, os vencimentos dos cargos de médico-ESF no serviço público municipal de Lauro Müller, fica reajustado de R$ 9.528,54 para R$ 12.750,00.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Carla Zabotti, o reajuste no valor do salário deve resolver este grave problema, que atualmente atinge as unidades de Saúde de Barro Branco, Itanema e Arizona. “No momento, de forma emergencial, os casos mais graves nestas unidades são encaminhados ao Hospital Henrique Lage. Já nos casos de medicação contínua, para os pacientes que necessitam de novas receitas, as enfermeiras destas unidades, providenciam em outras unidades que o atendimento está normalizado”, registrou Carla.

Ainda conforme a secretária, a unidade do Centro ficará sem médico pelos próximos 45 dias, pois a profissional que até então prestava o serviço está encerrando as atividades no município. “Neste caso, a contratação para esta unidade é por meio do Programa Federal Mais Médicos, e em contato com o Ministério da Saúde, fomos informados de que o novo médico desta unidade já está no Brasil e que no máximo em 45 dias já estará prestando atendimento na cidade”, informou.

Fonte: Sul in Foco

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter