Você tem o hábito de roer unha? Saiba que pode ser sintoma de ansiedade (VÍDEO)

Você já ouviu falar em onicofagia? Esse é um hábito que afeta entre 20% e 30% da população mundial independentemente da idade. Em outras palavras, onicofagia é o hábito de roer as unhas. Na maioria das vezes, ele começa ainda quando criança e pode indicar o transtorno de ansiedade.

“Muitas vezes o paciente tem essa mania por ser uma pessoa extremamente ansiosa, seja com o trabalho ou com as dificuldades do dia a dia. Normalmente tem que ser feito um tratamento de origem psicológica ou psiquiátrica relacionado à ansiedade”, explica o clínico geral, Emir Dacorégio.

Os hábitos começam com uma mudança quase imperceptível no dia a dia. Quando a pessoa vai se acostumando a essa prática, aumenta a quantidade de vezes em que a faz. Por isso, vale lembrar que essa compulsão pode provocar malefícios à saúde, como infecções, inflamações e deformações.

 “A unha é o local de muitas bactérias. Muitas vezes pode levar a contaminação de determinadas coisas que se está manipulando para a cavidade oral e causar complicações como infecção. Além de problemas locais como infecções em volta unha e deixar o dedo com ponta grossa que causa até alterações no tamanho da ponta do dedo”, alerta.

Em casos mais simples, não há a necessidade de um tratamento. Uma boa orientação já é suficiente.

“Muitas vezes o paciente não sabe nem que está roendo unha. Se fizermos ele se conscientizar de que roer unha pode trazer complicações, ele passa a não roer mais. Muitas vezes só precisa de uma orientação, a não ser que seja realmente uma doença”, destaca.

Fonte: MeuSUL

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter