Avaliação prática é iniciada

O Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) e a Universidade do Sul de Santa Catarina, integrantes da Rede Nacional de Pesquisa Clínica do Ministério da Saúde, aceitaram e compõem a equipe que irá atuar no estudo Apis. O convite partiu da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e por sua Unidade de Pesquisa Clínica (Upeclin). O ensaio clínico avaliará a capacidade neutralizante e confirmará a menor dose eficaz do soro antiapílico para o tratamento de múltiplas picadas de abelhas africanizadas Apis melífera. O objetivo é verificar a segurança do produto, analisar se não causa eventos adversos graves que possam ser mais importantes que seu benefício.

O soro, desenvolvido para o estudo, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Comitê de Ética em Pesquisa, está no Centro de Pesquisas Clínicas do HNSC. O início dos trabalhos está previsto ainda para este mês. Pacientes com mais de cinco picadas de abelha que derem entrada na emergência do HNSC serão convidados a participar do estudo. Tubarão é um dos três locais onde será realizado, além de Botucatu, em São Paulo, e Uberaba, em Minas Gerais.

Como um soro contra o veneno de abelhas nunca foi testado em seres humanos, é fundamental que isso seja feito. O objetivo secundário é verificar a eficácia, ou seja, se protege e evita mortes em pacientes com múltiplas picadas. Existe uma série de condições para que o paciente seja candidato a receber o produto, entre eles que seja vítima de mais de cinco picadas e maior de 18 anos.

No momento, a pesquisadora-chefe é a professora drª Fabiana Schuelter Trevisol e os subinvestigadores os médicos José Nixon Batista, chefe da emergência, e professor Daisson José Trevisol, coordenador do Centro de Pesquisa Clínicas do HNSC. O processo deve durar até 2018.

Foto: Unisul/Divulgação

Fonte: Notisul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter