Aumento de partos normais é tendência

Aos 43 anos, o braçonortense Evilásio Barcelos, o Pipa, conhece bem a importância do parto normal. Ele é enfermeiro obstetra e gerente da Maternidade do Hospital Santa Teresinha, em Braço do Norte. Com os esforços para conscientizar gestantes, a equipe que ele coordena mantém as esperanças de um dia se aproximar dos números recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, 90 para cada 100 partos realizados  devem ser normais.

A estatística da maternidade mostra que a realidade vem mudando, lentamente. Pelos dados do primeiro trimestre deste ano, nasceram 15% mais crianças por cesarianas do que parto normal: 202 contra 171, o que representa 45% do total de nascimentos. Em nível nacional esse número já foi próximo dos 20%.

O hospital atende conforme as novas regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que já completaram um mês de vigência. Apenas gestantes na 39ª semana podem requisitar cesariana e o médico ainda precisa preencher um documento justificando a necessidade. "Em nosso país, existe uma cultura em relação à cesariana pela facilidade de programar datas, horário e local. E ainda existe o medo em torno do parto normal em relação à dor”, defende Barcelos.


Curso é gratuito
Segundo Barcelos, ao mesmo que a ANS traz novas regras para diminuir as cesarianas, os hospitais também procuram fazer a sua parte. Apenas os casos pontuais de doenças da mãe ou do feto, ou ainda a problemas anatômicos ou de posição e tamanho do bebê são recomendados  para o parto de cesariana. 

Gratuitamente, o hospital oferece cursos que atraem gestantes de Braço do Norte, São Ludgero, Grão-Pará e Santa Rosa de Lima. Ao lado do marido, de maio a novembro, a gestante tira suas dúvidas e sai melhor preparada para o parto normal e os cuidados com o bebê após o nascimento. "Percebe-se que as gestantes que participam do curso ganham mais confiança com a equipe, contribuindo para um parto seguro”, assegura Barcelos.

Foto: Divulgação

Fonte: Notisul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter