Acréscimo do nono dígito deve chegar a SC em novembro

A partir do dia 6 de novembro de 2016, os números de celulares terão acréscimo do nono dígito em Santa Catarina. A decisão é da Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel e começou a entrar em vigor no DDD 11 ainda em 2012 e no fim de 2016 chega ao Sul do país.

A partir da data estabelecida, em todas as ligações para celulares, deverá ser acrescentado o número 9. A intenção da Anatel com a norma, estabelecida pela Resolução nº 553/2010, é aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular e “dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas".

De acordo com a Anatel, as ligações com oito dígitos ainda serão completadas em um determinado período para adaptação das redes e dos usuários. “Gradualmente haverá interceptações e o usuário receberá mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período, as chamadas com apenas oito números dígitos não serão mais completadas. As mensagens SMS e MMS não serão enviadas se forem usados os dígitos completos”, informa.

A mudança, conforme a determinação, é obrigatória e gratuita, sendo responsabilidade da operadora.

Aplicativos facilitam mudança

Com o acréscimo de um número em todos os contatos, os usuários da telefonia móvel terão duas opções: atualizar toda a sua lista telefônica acrescentando o dígito ou optar pela utilização de algum aplicativo que faça a mudança de forma automática. Pensando em facilitar a vida das pessoas, diversas empresas lançaram suas versões do aplicativo sendo alguns gratuitos: 9 Dígitos, Novo Dígito BR e 9º Dígito Leucotron. Além disso, as próprias operadoras estão disponibilizando apps para seus clientes como 9º Dígito Tim, Oi Nono Dígito, Vivo 9º Dígito e Embratel Nono Dígito.

Com informações de Mayara Cardoso / Clicatribuna 
Foto: Daniel Búrigo

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter