Ponte Cavalcanti começa a ser asfaltada em Tubarão

A aplicação do pavimento asfáltico sobre a ponte do rio Tubarão, na BR-101, entre os bairros Fábio Silva, Morrotes e São João, iniciou ontem. Com isso, a estrutura avança para a liberação ao fluxo de veículos, integrando o traçado da rodovia federal. Além da plataforma da passagem, a cabeceira Sul também é pavimentada, ligando a ponte ao traçado das pistas já duplicadas.

O asfalto foi instalado até o início da ligação na margem oposta do rio, onde a autarquia finaliza a construção de pista. A cabeceira Norte recebe, nesta semana, a camada de rochas (conhecida como “rachão”), que é compactada entre o aterro de solo e a camada de rochas finas - antes do asfalto. Esta ponte foi construída exatamente no local onde existia a Ponte Cavalcanti e vai abrigar o fluxo da BR-101 no sentido Norte e, quando liberada, vai dividir a movimentação de veículos com outra estrutura do mesmo porte, liberada em outubro de 2010.

A nova travessia traz mudanças necessárias em relação à passagem removida em 2014. As faixas de rolagem são maiores (3,60 metros cada) acostamento (três metros), guardarrodas (proteções de concreto armado e reforçado), sinalização refletiva e sistema de escoamento com maior vazão, evitando acúmulo da água da chuva sobre o pavimento, todos distribuídos em plataforma de 12,1 metros de largura (entre extremidades). Com 340,8 metros de extensão, mantém a mesma distância entre as margens do rio, se equiparada à antiga travessia.

É mais uma estrutura construída na duplicação da BR-101 Sul. A maior estrutura desse gênero é a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, com 2.830 metros de extensão. Já as travessias sobre rios, a ponte do trecho tubaronense é a terceira em tamanho, ficando atrás da ponte sobre o Rio Paulo Lopes, com 401 metros e a ponte sobre o Rio Araçatuba, em Garopaba), com 461 metros.

Informações: Jornal Notisul 
Foto: Dnit / Divulgação

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: falecom@meusul.com.br

Newsletter