Tradição italiana é resgatada na Mora Fest

Tradicional em famílias italianas, o jogo de Mora será a principal atração na comunidade de Morro Bonito, em Içara, no próximo dia 2 de abril, durante a 9ª edição da Mora Fest. O evento será realizado no Centro Comunitário da localidade.

Além do jogo, que conta com fortes batidas na mesa de madeira e as chamadas dos números em italiano em alto tom de voz, o público poderá saborear uma costela de fogo de chão.

A festa tem como objetivo levantar recursos para a manutenção e reforma da Igreja Católica de Morro Bonito. A camiseta para ter acesso ao evento custa R$ 40 e pode ser adquirida pelo telefone (48) 99633-4872.

“Será a primeira vez que realizamos a festa no domingo. Nossa intenção é que mais pessoas possam participar. O almoço será servido ao meio dia com um variado buffet e um grande costelaço. Após almoço, começam os jogos. No ano passado foram servidos mais de 430 kg de carne e tivemos inúmeros jogadores de Mora”, conta o organizador do evento, Irineu Biff.

 

De acordo com o coordenador da Mora na região e representante da Comunidade Veneta de Santa Catarina (Comvesc), Antônio Fachin Filho, o evento também é uma forma de divulgar os jogos de Mora na região. “Santa Catarina, atualmente, é o estado em que mais se joga Mora. Nossa região está bem representada pelos descendentes de italianos, que disputam os jogos em festas de igreja e encontros culturais. As cidades com maior número de jogadores são: Siderópolis, Urussanga, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Pedras Grandes, Orleans, Treviso, Criciúma, Turvo, Meleiro e Içara”, relata o coordenador.

Conheça mais sobre a Mora

Ainda segundo Fachin, a Mora foi um passatempo encontrado pelos prisioneiros italianos do século 17. Ele era praticado fortemente na região de Vêneto, porém no século 19 foi proibido devido as brigas constantes entre os jogadores. “Atualmente, é praticado na Itália somente para recordar os velhos tempos. No Brasil, o jogo de Mora veio com os imigrantes e foi também muito difundida por ser um jogo de inteligência e agilidade, pois é preciso estar ligado nos movimentos das mãos e na voz dos participantes. Nossa região ainda pratica muito esse jogo, por isso a importância desses eventos, queremos disseminar e preservar a cultura”, conta o representante do Comvesc.

Colaboração: Luana Mazzuchello / Assessoria Voluntária da Igreja Católica de Morro Bonito

Fonte: Engeplus

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter