Monamu Estúdio resgata a essência dos produtos feitos a mão

Da necessidade e da criatividade da designer Manoela Zabotti, de Tubarão, surgiu mais uma ideia empreendedora. Ela é a criadora do Monamu Estúdio, site que traz produtos feitos à mão, unindo a paixão da autora por papel, cores, texturas e design.

Todos os produtos são feitos com processos analógicos e manuais, com matéria-prima nacional, incentivando o consumo consciente. “Acreditamos que produtos artesanais podem ter bom acabamento e qualidade, usando menos máquinas e mais mãos”, conta Manoela.

A estudante teve a ideia da encadernação artesanal por acaso quando precisou fazer um projeto para o curso de Design Gráfico da Faculdade Satc. Manoela está na 6ª fase do curso. “Precisávamos desenvolver um catálogo de moda, e eu estava pesquisando sobre como poderíamos trabalhar a capa, como poderíamos encadernar. Foi então que conheci um estúdio de encadernação do Rio de Janeiro e me apaixonei pelos produtos”.

Manoela começou presenteando as mulheres de sua família. A partir daí, somando a falta de emprego com o incentivo dos parentes, procurou se aperfeiçoar em cursos e acabou por fundar o Monamu Estúdio.

No início do projeto, ela contava com ajuda da irmã, o cunhado e o namorado, também estudante de Design Gráfico, mas como todos tinham trabalhos paralelos a tarefa ficou só para Manoela. O estúdio então ganhou um nome e identidade visual criada pelo casal. Hoje, quem acaba ajudando é a mãe com as embalagens de tecido e os trabalhos em crochê, mas quando se encontra com uma grande encomenda a empreendedora conta com a ajuda da família.

Com a produção totalmente artesanal, os miolos dos cadernos são montados a mão, refilados, furados e só então costurados. A capa é feita posteriormente de acordo com o pedido. “O tempo varia de acordo com o modelo, o mais simples leva de 30 a 40 minutos para ser finalizado, e os mais complexos podem levar 3 horas ou mais. A costura exposta, do tipo copta, por exemplo, leva no mínimo 30 minutos para ser realizada”, relata Manoela.

O processo de criação de cada caderno varia de cada cliente. “Utilizo minhas referências de design na escolha de estampas e cores, sempre procurando pensar no que o público gostaria de usar. Quando projeto é sob encomenda procuro saber o que o cliente espera, em um álbum de bebê por exemplo, procuro saber as cores do quarto do bebê para montar a composição”. Veja mais aqui: http://www.monamuestudio.com.br/index.html

Foto: http://www.monamuestudio.com.br/

Fonte: Portal Satc

Foto: www.monamuestudio.com.br/
Foto: www.monamuestudio.com.br/
Foto: www.monamuestudio.com.br/

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter