No primeiro dia da pesca artesanal da tainha, pescadores do Farol de Santa Marta já comemoram o que eles esperam ser uma excelente safra. No lanço feito ontem na Prainha, foram capturados mais de 200 quilos do pescado. A captura iniciou pelas canoas a remo, com o tradicional arrasto.
“Ficamos muito felizes, porque logo no primeiro dia de lanço foram capturados mais de 200 quilos. Ainda é pouco, mas já deu pra sentir as tainhas chegando”, avalia Maria Aparecida dos Santos Ramos, coordenadora da Pastoral dos Pescadores e secretária da União das Associações de Pescadores da Ilha.
Segundo ela, este tipo de atividade envolve a população, e é uma cultura muito importante. “O desmalhar o peixe, as conversas, a interação e, por fim, a contribuição da partilha com as pessoas envolvidas é algo muito bonito e que queremos manter pelas gerações”, comenta.
A pesca da tainha começou ontem para as embarcações a remo; no dia 15, tem início para as motorizadas; e, dia 30, para a industrial. “Mas esta última ainda está em discussão, devido às cotas que se excederam na safra de 2018”, pontua Maria Aparecida.
Fonte: Jornal Diário do Sul