Mais de 200 quilos de tainha no Farol

No primeiro dia da pesca artesanal da tainha, pescadores do Farol de Santa Marta já comemoram o que eles esperam ser uma excelente safra. No lanço feito ontem na Prainha, foram capturados mais de 200 quilos do pescado. A captura iniciou pelas canoas a remo, com o tradicional arrasto. 

“Ficamos muito felizes, porque logo no primeiro dia de lanço foram capturados mais de 200 quilos. Ainda é pouco, mas já deu pra sentir as tainhas chegando”, avalia Maria Aparecida dos Santos Ramos, coordenadora da Pastoral dos Pescadores e secretária da União das Associações de Pescadores da Ilha. 

Segundo ela, este tipo de atividade envolve a população, e é uma cultura muito importante. “O desmalhar o peixe, as conversas, a interação e, por fim, a contribuição da partilha com as pessoas envolvidas é algo muito bonito e que queremos manter pelas gerações”, comenta.

A pesca da tainha começou ontem para as embarcações a remo; no dia 15, tem início para as motorizadas; e, dia 30, para a industrial. “Mas esta última ainda está em discussão, devido às cotas que se excederam na safra de 2018”, pontua Maria Aparecida.

Fonte: Jornal Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter