Fim de semana de shows e de valorização folclórica na Festa das Etnias

A  28ª edição da Festa das Etnias se encaminha para seus momentos finais em grande estilo. Além de toda diversidade gastronômica, o público poderá conferir shows nacionais de destaque no cenário musical brasileiro e também conhecer mais da cultura típica das etnias que compõem a festa. Na noite de hoje, a cantora de funk pop Anitta se apresenta em solo criciumense, às 21h, no Ginásio Municipal. Amanhã, será a vez do consagrado Lulu Santos, também a partir das 21h.

Mas o fim de semana também será marcado pela va-lorização das sete culturas que colonizaram Criciúma, através da dança típica. Diferentes apresentações marcarão a "Noite Internacional do Folclore" durante todo o dia de amanhã, no palco principal do Centro de Eventos José Ijair Conti. Ao contrário do que foi no ano passado, todos os grupos étnicos se apresentarão em uma só data. De acordo com a presidente da União das Etnias de Criciúma, Elaine da Cunha Júlia, isso contribuirá para que os visitantes te-nham acesso a um espetáculo mais completo.

"Optamos por fazer em um só dia porque nem todo mundo vai até a festa todos os dias. Fizemos essa união para que possam conhecer todas as culturas e etnias de uma só vez. Sábado também é o dia de maior movimento, que reúne um público mais diversificado", explica. Esse é um momento de dar destaque à um trabalho cultural realizado. Os grupos folclóricos que se apresentarão atuam durante o ano inteiro, em apresentações na região e até mesmo em ou-tras localidades.

Pratos tradicionais

Ao todo, 12 grupos folclóricos subirão ao palco. Depois, haverá outras apresentações artísticas com a mesma temática da festa. Em relação ao movimento nos restaurantes, Elaine afirma que, comparado ao ano passado, o faturamento está menor. Mas, para quem deseja algo realmente tradicional e diferenciado, a Festa das Etnias é o endereço certo. "Temos a preocupação de fazer pratos fiéis ao tradicional, mas ao mesmo tempo muito populares. São opções que não se encontra com tanta facilidade", diz a presidente.

O evento está sendo promovido pela Prefeitura Municipal de Criciúma, através da União e da Fundação Cultural de Criciúma - FCC. A festa acontecerá até domingo, dia 11, e ontem disponibilizou ao público o show nacional do cantor gospel Anderson Freire e Banda, no Ginásio Municipal, e o baile gratuito com João Luiz Corrêa e o Grupo Campeirismo.

Hoje (09/09)
Tablado:
22h45 Jovane Lemos
24h Breno e Edu
Palco:
22h30 Academia de DanzaGeraldineDoldan (Paraguai)
23h - Unesc- Cia. da Dança
24- GrupoJupem (Erechim- RS)
Ginásio Municipal:
Show Nacional Anitta

Sábado (10/09)
Tablado:
22h45 - Sambaria Show
24h - Pedro Araújo
Palco:
17h - Noite Internacional do Folclore
Grupo Folclórico Italiano E.M.E.F Maria Arlete Lodetti
Grupo Folclórico Italiano E.M.E.F São Rafael
Grupo Folclórico Afro-brasileiroE.M.E.F Paulo Rizerri
Grupo Folclórico Açoriano E.M.E.F Paulo Rizerri
Grupo Folclórico Polonês E.M.E.F Ignácio João Monteiro
Grupo Folclórico Polonês E.M.E.F Maria Barcelos Puzinkis
18h30 - Grupo Folclórico Polonês Orzel de Bialy
19h - Grupo Folclórico Português Rancho Açoriano
19h30 - Grupo Folclórico Italiano Itálo-Brasileiro
20h - Grupo Folclórico Alemão Immerfroh
20h30 - Grupo Folclórico Espanhol Mirian Rizzati
21h - Grupo de Danças Árabes Luzes do Oriente
22h30 - Grupo de Dança Afro/Brasil
23h - Coral Show Criança Feliz
Ginásio Municipal:
21h - Show Nacional Lulu Santos

Domingo (11/09)
Palco:
10h - Santa Missa presidida pelo Padre Antônio Júnior
14h - 5º Festival Criciumense de Hip Hop

Foto: Divulgação/Clicatribuna

Fonte: Portal Clicatribuna

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter