Conjunto ferroviário será restaurado

O Conjunto Ferroviário de Laguna está prestes a ser restaurado. A estrutura receberá pouco mais de R$ 3 milhões em melhorias, financiados com recursos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD). A obra será realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Com a obra, o espaço, que até então estava inutilizado, poderá ser aproveitado pela população. Além disso, haverá a dinamização do bairro Campo de Fora, onde ele se localiza. O projeto prevê a construção de um anexo para sanitários, área de serviços, depósito e a restauração dos prédios da Estação Ferroviária e do Armazém de Cargas. Também há uma proposta para implantação de um parque no local, para uso da comunidade.

O Conjunto Ferroviário de Laguna, inserido na lista do patrimônio cultural ferroviário por meio da portaria Iphan nº 407/2010, é um dos componentes do patrimônio cultural da cidade. Ele conta com duas edificações: a antiga estação de passageiros e o galpão das oficinas. O ramal ferroviário neste trecho hoje está desativado e os trilhos foram retirados, restando apenas as edificações, onde se destaca a antiga estação de passageiros por seu projeto arquitetônico que tem influência do estilo art déco.

Fundo de Defesa dos Direitos

O FDD é um fundo de natureza contábil, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Criado em 1988, ele surgiu para gerir os recursos procedentes de situações como multas de condenações judiciais e danos ao consumidor. Eles financiam projetos de órgãos públicos e entidades civis que visem a reparação dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico, paisagístico, por infração à ordem econômica e a outros interesses difusos e coletivos.

Fonte: Jornal Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter