Imóvel do Clube Cruzeiro será restaurado

Com o objetivo de restaurar o patrimônio que integra o Centro Histórico de Laguna, o governo federal liberou R$ 1.247.780,84 por meio do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. O recurso será utilizado para a restauração do Clube Congresso Lagunense. A liberação da verba foi feita em reunião do conselho gestor do FDD e oficializada após publicação da ata da reunião no Diário Oficial da União (DOU).

A revitalização integra os oito projetos elaborados a partir de 2010 através do Iphan para captação de recursos e melhorias na infraestrutura dos prédios históricos de Laguna: revitalização da Raulino Horn, Mercado Público, Casa de Anita, Clube União Operária, sede da Banda Carlos Gomes, Clube Blondin, Antiga Estação Ferroviária e Clube Congresso.

O clube foi tombado em 1985 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), assim como o Centro Histórico de Laguna, que reúne cerca de 600 imóveis. O Iphan é a entidade vinculada ao Ministério da Cidadania responsável pela preservação e divulgação do patrimônio brasileiro. 

O diretor-tesoureiro do clube, Luiz Eduardo Ulyssea Rolin, destaca a integração do espaço – atualmente fechado – com a cidade: “É um clube centenário e que faz parte da história da sociedade lagunense. Muitas festas, bailes de debutantes aconteceram ali. Então, é necessário que esse clube volte à atividade, já está há cinco anos parado”.

A verba do governo federal será utilizada para uma reparação geral, ampliação e adaptação para acessibilidade. Serão reformados os banheiros masculinos e femininos, além de ampliados os espaços da cozinha e o depósito. Todo o clube será reformado para adequar o espaço destinado ao palco e aos camarins e para a construção de uma escada para acessar a torre da cúpula.

Fonte: Jornal Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter