Décimo: 20% dos gastos devem ser com compras

Ontem foi o último dia para que as empresas e órgãos públicos pagassem o décimo terceiro, benefício que costuma provocar um aquecimento na economia. Em Tubarão, uma pesquisa revela que 20% dos que recebem o benefício pretendem gastar com vestuário, 18% em lazer, 11% em viagens, seguidos por outros interesses como compra de eletrodomésticos, carros, bebidas, festas, dentre outros.

O estudo foi realizado por estudantes de Administração e Processos Gerenciais integrantes da Empresa Modelo da Unisul, que aplicaram uma pesquisa de campo para saber a intenção de utilização do décimo terceiro.

No estudo, foi verificado que 65,7% irão utilizar o décimo terceiro para pagar dívidas, sendo que, destes, 15,7% afirmaram que vão utilizar 100% do recurso para sanar as contas.

Dos 34,3% restantes, 58,6%, devem investir seu décimo terceiro de diversas formas: poupança, imóveis, ações e outros. 

De acordo com o professor gestor da Empresa Modelo da Unisul, Claudio Alvim Zanini Pinter, com a proposta se tem o primeiro passo informativo para apontar aos comerciantes locais as intenções de utilização do benefício.

“Pensamos em algo que pudesse ‘linkar’ o aprendizado dos alunos com um retorno para a sociedade. No ano que vem, ao repetir essa pesquisa, já teremos um material comparativo, para definir as mudanças que ocorreram em relação aos dados e o que elas indicam sobre o comportamento de consumo”, resume. 

Embora em caráter pedagógico, a pretensão da Escola Modelo é aprimorar este instrumento de pesquisa para comparar com os dados dos próximos anos. 

“No planejamento de 2017, outras sugestões de pesquisa podem surgir. É interesse essa interação dos estudantes com a sociedade, gerando material que pode servir de base para análise, e são dados locais, que indicam a realidade da cidade”, pontua.

Fone: Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter