Energia via ficar mais barata em janeiro (VÍDEO)

As chuvas que tem caído com mais frequência trouxeram com elas uma boa notícia: em janeiro, a conta de luz não terá cobrança extra. A bandeira verde foi confirmada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), depois de seis meses de taxas adicionais.  Nos meses de outubro e novembro, por conta dos baixos níveis dos reservatórios das hidrelétricas e da escassez de chuvas, o consumidor teve de arcar com a conta de luz na bandeira vermelha patamar 2, a mais cara do sistema, com a cobrança adicional de R$ 5 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Em dezembro, a bandeira havia caído para o patamar 1, com a taxa extra de R$ 3 a cada 100 quilowatts-hora. 

“Principalmente no verão, os vilões do consumo de energia são os equipamentos de refrigeração: ares-condicionados, geladeiras, freezers, etc. As pessoas devem estar conscientes na forma que ligam esses equipamentos ou até mesmo quando compram um equipamento novo, além de verificar o selo de classe de consumo da Procel”, alerta o engenheiro eletricista, Felipe Santana May.

No início de dezembro, a Aneel já havia sinalizado a possibilidade de cobrança da tarifa amarela em janeiro. No entanto, segundo a agência, com a chegada do período de chuvas, houve um acréscimo no nível dos reservatórios, diminuindo a necessidade de acionamento das térmicas e possibilitando a adoção da bandeira verde. E se a intenção é economizar ainda mais, aí vão algumas dicas.

“Sempre que formos comprar um equipamento novo, temos que pensar no custo-benefício. Eu posso pagar um pouco mais caro hoje por um equipamento mais eficiente, mas eu vou pagar menos na minha fatura de energia, que é em longo prazo”, explica.

Fonte: MeuSUL

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter